Sem categoria

Manual vai tornar mais transparentes contas de ONGs

As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) podem tornar mais transparentes seus registros contábeis. O Ministério do Trabalho lançou o Manual do Plano de Contas para auxiliar a gestão dessas organizações.  As Oscips são uma e

O manual faz parte da política do Ministério do Trabalho de consolidar as Oscips como um instrumento de disseminação do microcrédito no País. E contribui para a padronização da linguagem contábil, na medida em que concede ao mercado transparência às informações do setor e permite a comparabilidade dos trabalhos; o conhecimento das melhores práticas e o maior acesso as linhas de financiamento de recursos disponibilizadas pelas instituições nacionais e internacionais



A publicação atende as especificações e normas técnicas do Conselho Federal de Contabilidade, bem como as práticas contábeis do microcrédito no Brasil.



O método de elaboração também privilegiou a dimensão participativa. Para tanto, foram acolhidas as proposições do I Seminário Nacional do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), realizado em setembro de 2006, em Brasília, onde participaram 70 representantes do segmento.



Também foi formado um grupo de consolidação, em agosto de 2007 e, posteriormente, três oficinas de disseminação e aprimoramento, realizadas em São Leopoldo (RS), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).



O texto possui linguagem apropriada à compreensão e uso de contadores e gestores, permitindo que todos os membros de uma OSCIP de microcrédito possam recorrer a ele para sanar suas dificuldades. Também foi acrescentado ao manual capítulos sobre Demonstrações Contábeis, Auditoria, Notas Explicativas e um Glossário.



As associações nacionais e regionais das Oscips  que ainda não utilizam este modelo terão um tempo para proceder à adaptação, até dezembro de 2009, mas a coordenação do PNMPO tem incentivado as instituições a procederem o quanto antes à sua adaptação.



Serviço:
O manual está disponível no site do MTE (www.mte.gov.br/pnmpo/pnmpo_biblioteca.asp) em duas versões: uma no formato de fichas e outra em texto corrido, com número menor de páginas. 



De Brasília
Com informações do MTE