Luiz Carlos Barreto busca apoio para rodar filme sobre Lula
O cineasta Luiz Carlos Barreto está em busca de recursos para rodar um filme sobre o presidente Lula Inácio Lula da Silva. Para viabilizar a produção, é necessário captar R$ 7 milhões apenas com empresas privadas. Em 2008, Barreto pretende estreitar as ne
Publicado 06/01/2008 12:21
“Não estamos nem cogitando os editais das estatais. Embora a proposta seja algo como “2 Filhos de Francisco”, seria impossível tentar esse tipo de patrocínio para um filme sobre o presidente”, diz ele.
A produtora de Barreto produzirá só dois longas neste ano. “Vamos focar em televisão.” Na lista de investimentos, está a minissérie Talismã, com o Canal 13 da Argentina. Os 13 capítulos do projeto custarão, cada um, US$ 300 mil.
Lula no cinema
Não é a primeira vez que um cineasta brasileiro se aventura a filmar a vida e a trajetória do presidente Lula. Em 2004, dois anos depois da primeira eleição que levou Lula à Presidência da República, chegou ao cinema o documentário Peões, dirigido por Eduardo Coutinho (Edifício Master).
O documentário fala sobre a classe operária do ABC paulista, composta principalmente por metalúrgicos, e que iniciaram grandes greves nos anos 80. Boa parte dos entrevistados falam de suas experiências na greve e de como era militar ao lado do líder sindicalista, hoje presidente.
No mesmo ano, o documentário Entreatos, do cineasta João Moreira Salles (Santiago) registrou os bastidores da campanha eleitoral de Lula em 2002. De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002, a equipe de Entreatos acompanhou passo-a-passo a campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República.
Fonte: Da redação, com informações da Folha de S.Paulo
O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais.