Para desbancar Alckmin, Kassab inicia maratona de inaugurações
O prefeito Gilberto Kassab iniciou 2008 jogando todas as fichas para viabilizar sua candidatura à reeleição. A tática é iniciar uma maratona de inaugurações de obras no primeiro semestre – depois, os candidatos têm restrições da legislação eleitoral pa
Publicado 07/01/2008 17:51 | Editado 04/03/2020 17:19
Kassab pretende assim desbancar aquele que, por ora, tornou-se seu principal rival – o ex-governador Geraldo Alckmin. O tucano aparece em primeiro lugar, em empate técnico com Marta Suplicy, nas pesquisas de intenção de voto, o que tem levado seus apoiadores a considerar inevitável a candidatura.
A seu favor, o prefeito tem o empenho de José Serra, que teme perder a aliança com o Democratas caso o PSDB lance candidato na capital, debilitando seu projeto presidencial em 2010. O grupo político do governador, que ocupa os principais postos na administração municipal, quer o apoio do PSDB à reeleição e contemplaria Geraldo Alckmin com a candidatura ao governo do estado.
No entanto, pelo menos por ora, outros grupos tucanos fecham a porta à possibilidade e reafirmam que Alckmin será postulante. De outro lado, o Democratas e o próprio prefeito Kassab têm dado inequívocos sinais de que não abrirão mão de disputar, o que deverá abalar a aliança política.
PT pressiona Marta
No Partido dos Trabalhadores há grande pressão para que Marta Suplicy, ex-prefeita e atual ministra do Turismo, aceite concorrer. Especula-se que ela estaria propensa a aceitar, mas aguarda o aval e o compromisso de apoio do presidente Lula. A leitura é que se Marta abrir mão da disputa pode favorecer o surgimento de outra liderança, o que prejudicaria seus planos de disputar o governo nas eleições de 2010.
As pesquisas veiculadas até agora colocam-na como único nome competitivo do partido, fazendo com que seu grupo político cobre por sua candidatura. Os vereadores temem que a ausência de um nome forte para a disputa majoritária dificulte a renovação de seus mandatos.
Fernando Borgonovi, com agências