Sem categoria

Chile: Bachelet a um passo de perder maioria no Congresso

Cinco deputados da Democracia Cristã renunciaram nesta quarta-feira (9) ao principal partido da aliança de governo, colocando em risco a maioria da presidente Michelle Bachelet na Câmara dos Deputados.

A renúncia foi anunciada nesta terça-feira em Valparaíso, sede do Parlamento, pelos deputados Jaime Mulet, Pedro Araya, Alejandra Sepúlveda, Carlos Olivares e Eduardo Díaz, todos seguidores do senador Adolfo Zaldívar, expulso há 13 dias da Democracia Cristã.



Bachelet, que já tem minoria no Senado, arrisca agora seu apoio na Câmara dos Deputados, porque com o afastamento destes cinco parlamentares, a situação conta com 57 deputados, contra 54 do opositor Aliança pelo Chile.



Se nas votações em Câmara a Aliança conseguir somar os cinco deputados agora ex-democratas e o deputado Esteban Valenzuela (que renunciou ao Partido pela Democracia e entrou para o opositor Chile Primeiro), aconteceria um empate por 60 votos em cada bloco.



“Nos dói reconhecer que não conseguimos convencer nossos colegas líderes da Democracia Cristã que os partidos e o poder político são instrumentos para servir ao país e defender o povo, e não uma máquina infernal que não respeita as pessoas, abusa das ilusões e destrói sua confiança”, disseram os cinco deputados ao explicar sua renúncia.



Fonte: Ansa Latina