CTB se destaca no ato dos Servidores Temporários do Estado do Pará contra demissão

Aconteceu na tarde de 08/01, terça-feira, uma manifestação dos servidores públicos temporários do Estado do Pará em frente ao Palácio do Governo do Estado, que buscou garantir que uma comissão dos temporários fossem recebidos para tratar dos distratos

A Comissão somente foi recebida depois de muita pressão dos trabalhadores e após o fechamento da Av. Augusto Montenegro.
 
O Ato contou a participação de vários temporários, sindicalistas e com o apoio da mais nova Central Sindical criada no país, a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.


 


Registramos a presença de diversos sindicalistas ligados a CTB, José Marcos Marcão (CTB), Érico do SEPUB (Serv. Públicos de Belém), Cléber do SINTEPP (Professores Públicos do Pará), Assis (Urbanitários), Francy (UJS e Sinpro), Eloi (CTB PA / Bancários) Evandro do Sindelpa (Eletricitários do Pará).


 


Durante a manifestação tiveram varias falas em defesa da aprovação da PEC 054/99 que regulariza a situação dos temporários a mais de 10 anos no serviço público, a reintegração dos trabalhadores com o cancelamentos dos distratos no final de dezembro-2007; e que o governo não realize novos distratos antes do prazo dado pelo Ministério Público (Julho/08) e que a própria governadora Ana Júlia Carepa receba a comissão.
 
Na audiência o chefe da Casa Civil Charles Alcântara se comprometeu com a comissão de fazer uma conversa com o conjunto da equipe de governo e repassar a posição aos representantes dos trabalhadores na audiência prevista para a tarde do dia 09 de julho às 15:00 horas com a Intersindical sobre a possibilidade de congelar novos distratos até julho/08 e sobre a reunião dos trabalhadores com a governadora.
 
José Marcos Araújo (Marcão) coordenador da CTB/Pará avaliou como positivo a manifestação afirmando que se não ocorresse a pressão dos servidores em fechar a Augusto Montenegro, possivelmente não aconteceria a audiência, que possibilitou o compromisso do chefe da Casa Civil em apresentar uma proposta amanhã” concluiu o dirigente da Central.


De Belém,
Moisés Alves



Nota distribuida pela CTB na manifestação dos servidores



 
Todo apoio à luta dos temporários



 
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/PA se irmana à causa dos servidores temporários e apóia de forma incondicional sua luta pelo direito elementar de manterem seus empregos e condições de vida e de sustento de suas famílias.
 
É inadmissível, irracional, contraproducente e hipócrita o distrato de milhares de funcionários públicos com anos de dedicação, experiência e preparo em áreas sensíveis como saúde e educação entre outras.
 
Defendemos o concurso como forma legítima e democrática de acesso no serviço público. Porém vivenciamos hoje uma situação crítica, que não foi criada pelos temporários, mas por diversos governos anteriores que não realizaram concursos públicos e usaram de outros expedientes para atender necessidades de Estado e exercer o clientelismo com interesse eleitoreiro, situação que foi agravada nos doze anos de tucanato.
 
Sendo fruto do atraso político, que ainda mantém seus resquícios no país, é uma questão nacional e crônica que não deve ser tratada de forma açodada e cínica quando se trata da vida de pessoas e necessidades do serviço público.
 
Tentar mudar esse quadro de forma arbitrária, sem considerar a realidade desses trabalhadores e do Estado é uma medida incompatível com um governo que se afirma de caráter democrático e popular.
 
Nesse sentido, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/PA vem se somar às entidades sindicais e à Comissão dos temporários em sua grande e exitosa jornada de lutas: pelo fim dos distratos e reintegração dos demitidos, valorização dos servidores públicos e pela legítima regularização dos trabalhadores e trabalhadoras temporários onde exigimos o empenho de Lula, Ana Júlia e da bancada paraense na Câmara e Senado Federal na aprovação da PEC–54.


 


CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
 
Belém (PA), 08 de janeiro de 2008.