Sem categoria

EUA: Hillary e McCain vencem em New Hampshire

A senadora Hillary Clinton levou a melhor sobre Barack Obama nas primárias de New Hampshire, nesta terça-feira (madrugada de quarta-feira (9) pelo horário de Brasília). Os dois candidatos pelo partido democrata tiveram uma disputa acirrada, com liderança

Com mais de 90% dos votos apurados, Hillary somava 39%, contra 37% de Obama. Em terceiro lugar ficou John Edwards, com 17%. Ele havia terminado pouco à frente de Hillary no caucus de Iowa, semana passada, quando Obama foi o vencedor.



Nas primárias republicanas, o veterano de guerra John McCain superou com mais facilidade seus adversários. Ele somou 37% dos votos apurados, contra 32% de Mitt Romney. O ex-governador Mike Huckabee, vencedor em Iowa, ficou na terceira colocação, com 11% dos votos apurados.



Logo após o anúncio da vitória de Hillary pelas agências de notícias e redes de televisão, Obama falou aos seus simpatizantes. Admitindo a derrota, ele parabenizou sua adversária e disse estar “cheio de energia e pronto para continuar” a disputa.



Pesquisas



Obama estava sendo apontado como favorito em New Hampshire, e pesquisas chegaram a projetar uma vantagem superior a dez pontos em relação a Hillary.



Na primeira etapa da disputa eleitoral, em Iowa, Hillary havia ficado em um decepcionante terceiro lugar. Nesta segunda-feira, sua participação em uma mesa-redonda em um café em Portsmouth teve muita repercussão depois que ela se emocionou ao responder a pergunta de uma mulher sobre como conseguia encontrar forças para a campanha.



“Não é fácil, não é fácil”, respondeu Hillary, com a voz embargada. “Eu não conseguiria se não acreditasse apaixonadamente que é a coisa certa a fazer. É muito pessoal para mim.”



Alguns analistas dizem que a postura arrogante da senadora poderia prejudicar sua candidatura e muitos consideraram a reação da senadora um golpe de marketing. Coincidência ou não, ela liderou a apuração em New Hampshire, ressuscitando sua candidatura pelo partido Democrata.



No discurso de agradecimento, Hillary fez menção ao fato de ter mostrado um lado mais emocional durante a campanha no Estado. “Eu quero agradecer New Hampshire. Na última semana, eu ouvi vocês, e, neste processo, encontrei minha própria voz.”



“Invisibilidade”



A mulher do ex-presidente Bill Clinton parabenizou seus adversários Obama e Edwards e disse ainda que política não é um jogo, e que “as muitas pessoas que foram invisíveis por muito tempo, não são invisíveis” para ela.



A pequena diferença entre Hillary e Obama na votação em New Hampshire promete mais emoção para o caucus de Nevada, no dia 19, e também para o dia 5 de fevereiro, a “superterça”, quando mais de 20 Estados escolherão seus candidatos.



Entre os republicanos, a votação envolverá 20 Estados na “superterça”. Antes da vitória de McCain em New Hampshire e depois da de Huckabee, em Iowa, Mitt Romney venceu em Wyoming, em prévias realizadas no dia 5 de janeiro. As primárias democratas neste Estado estão marcadas para o dia 8 de março.



Fonte: UOL