Lula viaja domingo à Guatemala e a Cuba, onde encontra Fidel
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja domingo (13) para a Guatemala e Cuba, suas primeiras visitas internacionais em 2008. Depois de participar da posse do novo presidente guatemalteco Álvaro Colón, na segunda-feira Lula cruza o Mar do Caribe, até
Publicado 09/01/2008 15:31
A visita a Cuba foi anunciada nesta quinta-feira (9) pela assessoria da Presidência da República. Ela estava prevista para novembro passado, mas foi adiada com o objetivo de incrementar os acordos bilaterais que serão assinados. Lula disse na ocasião que o vice-presidente cubano, Carlos Lage, apresentou durante a Cúpula Ibero-Americana em Santiago do Chile uma série de demandas de Cuba que o Brasil passou a examinar.
Esta será a segunda visita de Lula a Cuba desde que assumiu a Presidência. A primeira foi em setembro de 2003, em seu primeiro ano de mandato, quando assinou com Fidel protocolos de cooperação nas áreas financeira, agrícola e de saúde e turismo. O presidente cubano disse na ocasião que a visita de Lula fora a melhor que já tinha recebido.
Aos 81 anos, Fidel afastou-se do exercício da presidência do Conselho de Estado em julho do ano passado, por razões de saúde. A chefia do Executivo cubano passou ao seu irmão Raúl Castro. Fidel, sem fazer aparições em público, tem porém recebido líderes estrangeiros, além de iniciar uma série de artigos, as Reflexões, sobre temas da atualidade.
Lula passará cerca de quatro dias fora do Brasil, segundo assessores. A definição sobre a viagem foi anunciada depois de uma reunião do presidente com o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.
Da redação, com agências