Sem categoria

Rio lança campanha oficial para sediar Olimpíadas de 2016

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi palco nesta terça-feira (8) do lançamento da campanha da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Foram apresentados os principais pontos do questionário, que será entregue ao Comitê Olímpico Internacion

De acordo com o projeto, a cidade será dividida em quatro regiões: Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã e Deodoro. Além das instalações esportivas existentes, serão construídas 15 estruturas, entre permanentes e temporárias.



Segundo o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, a bandeira da campanha como sede dos jogos é a união do esporte com a integração social.



“Nos dias de hoje, somente o esporte pode transformar o destino da população. Essa é a esperança de dezenas de milhões de jovens, não só brasileiros, como de toda a América do Sul. Estamos falando de um continente com mais de 400 milhões de habitantes que nunca teve a honra de receber os Jogos Olímpicos”, afirmou Nuzman.



Segundo o COB, a olimpíada funcionará como uma ponte para a realização de melhorias estruturais necessárias para o Rio de Janeiro. Faz parte do projeto o compromisso com a revitalização da área portuária e obras na região em torno do estádio do Maracanã.



Para o sistema de transporte, por exemplo, estão previstos a ampliação do metro e um novo sistema de ônibus, que vai diminuir o tempo de viagem. Funcionará de forma semelhante ao que já existe em Curitiba, onde as passagens podem ser compradas com antecedência e os passageiros esperam a condução em plataformas.



O esquema de segurança deve funcionar com base nas estratégias desenvolvidas para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Uma das exigências é que no mínimo 40 mil agentes garantam a segurança de atletas e do público.



Os Jogos Olímpicos estão previstos de 5 a 21 de agosto de 2016. Os números são grandes: 205 países vão trazer cerca de 10,5 mil atletas. Durante 15 dias, eles participarão de 39 torneios esportivos diferentes que vão ocorrer de forma simultânea. Os Jogos Paraolímpicos serão de 7 a 18 de setembro.



Os documentos serão avaliados e, em junho, o COI anunciará as cidades candidatas. O nome do local escolhido como sede só será divulgado em outubro de 2009.