Sem categoria

Colômbia: para senadora, Farc são uma realidade política

A senadora opositora colombiana Piedad Córdoba, que em dezembro passado foi afastada pelo governo da função de mediadora das negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), disse neste domingo (13) que a guerrilha deve ser reconhecid

“As pessoas devem entender que efetivamente as Farc são um exército, são uma realidade política e não podemos esquecer isto porque deste modo não vamos conseguir o que queremos, que é a libertação de todos os companheiros”, disse Córdoba durante o programa de rádio semanal “Vozes do Seqüestro”.



Córdoba não comentou diretamente sobre a recente proposta do presidente venezuelano Hugo Chávez de que seja reconhecido o status de beligerância das Farc e que, em conseqüência. seja retirado o rótulo de grupo terrorista.



Córdoba também confirmou que Clara Rojas, uma das ex-reféns das Farc libertada na quinta-feira passada, retornará para a Colômbia neste domingo, enquanto Consuelo Gonzáles, a outra refém libertada pelo grupo guerrilheiro, deve chegar a Bogotá apenas na segunda-feira.



Clara deverá encontrar nos próximos dias Emmanuel, filho que teve durante seu cativeiro na selva e que agora está sob cuidados do Instituto de Bem-Estar Familiar da Colômbia. Consuelo Gonzáles será, por sua vez, portadora das provas de vida de oito companheiros de seqüestro que permanecem nas mãos das Farc.



Fonte: Ansa Latina