Governador faz parcerias para atrair investidores chilenos
As potencialidades do Piauí nas áreas da mineração, do turismo e do agronegócio foram destacadas pelo governador Wellington Dias durante reunião com o embaixador do Brasil no Chile, Mário Vilalva, e o conselheiro David Silveira. O encontro ocorreu na Emba
Publicado 16/01/2008 23:53 | Editado 04/03/2020 17:02
Durante o encontro, o embaixador Mário Vilalva falou de sua amizade com o embaixador Expedito Resende, do Piauí, seu primeiro chefe no Itamaraty, e que sempre destacava o potencial do Estado.
Wellington Dias ressaltou que, assim como o Chile, o Piauí tem grande potencial na área da fruticultura irrigada, bem como no desenvolvimento florestal. Na ocasião, foi assegurado o apoio da Embaixada para a troca de experiências com o Piauí, num acordo que o Brasil está celebrando com aquele país envolvendo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação de Pesquisa do Chile. “Vamos agendar a visita de uma equipe do Chile ao Brasil e incluir o Piauí no roteiro. Chile e Brasil têm muito que aprender um com o outro. Hoje, somente a uva, especialmente para mesa e produção de vinho, representa a mais forte alternativa na geração de empregos e exporta cerca de 1 bilhão de dólares a cada ano”, disse o embaixador.
O governador destacou, também, os vales dos rios perenes ou perenizados localizados num Semi-árido semelhante ao do Chile, com bastante água no subsolo e sol o ano inteiro. Outro acordo acertado foi de uma apresentação a ser organizada pela Embaixada do Brasil no Chile sobre o potencial do Piauí, destinada a empresários, objetivando atrair investidores ao Estado. “Na mesma apresentação, podemos, com público distinto, agendar compromissos para as áreas do turismo e do desenvolvimento florestal, e de intercâmbio na área do comércio e da cultura. Em seguida, eles irão ao Piauí, onde vamos colher bom resultado”, manifestou Mário Vilalva. Ele revelou que há um grande interesse do Chile pelo Brasil, sobretudo pelo Nordeste.
O embaixador demonstrou entusiasmo em pautar o conselho das operadoras e agências de turismo do Chile que trabalham o mercado brasileiro para incluir o Piauí, ainda neste mês, no roteiro. “O Delta do Parnaíba, a Serra da Capivara e a arqueologia vão chamar a atenção. Queremos material para trabalhar nessa área e agendar visita de jornalistas e empresários para este semestre”, garantiu o embaixador.