Pedidos de falência no DF caem 60% em 2007
O número de pedidos de falência no Distrito Federal caiu 61,25% entre janeiro e dezembro de 2007, em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado positivo para a economia brasiliense foi divulgado nesta segunda-feira pela Federação das Indústrias do D
Publicado 16/01/2008 11:52 | Editado 04/03/2020 16:42
De acordo com a Fibra, 31 pedidos de falência foram registrados no ano passado, enquanto em 2006, o número chegou a 80. O índice de 2007 é o menor dos últimos dez anos. Outro dado que chamou a atenção foi o total de falências decretadas: 29 empresas fecharam em 2007, ante 26 que faliram em 2006. Entretanto, a assessoria econômica da Fibra afirma que o dado não é considerado negativo, uma vez que se refere a pedidos protocolados em anos anteriores.
Mais preparo
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário do DF, José Maria de Jesus, o maior investimento dos empresários em capacitação melhorou o desempenho dos negócios e reduziu o número de pedidos de falência em 2007.“Eles (os empresários) passaram a saber melhor como gerir a empresa. Há algum tempo, muitos não sabiam sequer fazer uma projeção de pagamento”, destaca Jesus.
Ele acrescenta que, atualmente, novos e antigos empresários e também os interessados em montar o próprio negócio estão se interessando mais por programas de capacitação, oferecidos principalmente pela Fibra, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). “O empresário que deseja ter sucesso precisa estar sempre atualizado sobre o mercado, trocar experiências e fazer pesquisas de campo”, aconselha.
Diego Abreu
Do CorreioWeb