Sem categoria

Sindicato paulista lança revista “Henfil, filho do Brasil”

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo lança no próximo dia 22/01 (terça-feira), a revista Especial Henfil, filho do Brasil. O lançamento será na Livraria HQMIX (Praça Roosevelt, 142 – São Paulo), às 19h30, na capital paulista

Henrique de Souza Filho (Henfil) começou a sua carreira como cartunista em 1962, em Belo Horizonte. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência para o cartum no Brasil, com seus imortais personagens, como os fradinhos Baixim e Cumprido, o trio da Caatinga Graúna, Bode Orelana e Zeferino e Ubaldo, o Paranóico, só para citar alguns. Foi autor das memoráveis “Cartas da Mãe”, publicadas por sete anos na IstoÉ, escreveu quase uma dezena de livros e inovou a linguagem da televisão brasileira, com a sua “TV Homem”, quadro do programa TV Mulher, da Rede Globo. Produziu o filme “Tanga, deu no New York Times?”. Além disso, dedicou-se ao trabalho militante para o movimento sindical, integrou a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (gestão 1984/1987) e foi um dos grandes articuladores da campanha pelas eleições diretas para presidente.


 


Hemofílico, assim como os irmãos Herbert de Souza, o sociólogo Betinho, e o músico Chico Mário, Henfil foi contaminado com o vírus HIV numa transfusão de sangue e morreu em 4 de janeiro de 1988.


 


A publicação – A revista Henfil, filho do Brasil tem 52 páginas e uma tiragem de 10 mil exemplares. Será enviada gratuitamente aos profissionais associados ao Sindicato dos Jornalistas, faculdades de jornalismo e entidades da área da comunicação.
 



Fonte: O Jornlaista