Evento marca primeira comemoração do combate à intolerância religiosa
Em alguns lugares do Brasil, ainda é necessário a autorização da Delegacia de Polícia para o pleno funcionamento dos cultos de matriz africana (candomblé, umbanda entre outros). Esse foi um dos exemplso lembrados na comemoração do Dia Nacional de Comba
Publicado 21/01/2008 16:45
O enfrentamento do preconceito e as formas de estimular a sociedade para a valorização da diversidade religiosa foram os temas centrais do evento realizado pelo Ministério da Justiça, na manhã desta segunda-feira (21), em Brasília, que reuniu mais de 70 instituições e segmentos religiosos.
A lei que estabelece a data foi assinada pelo presidente Lula no final do ano passado – 27 de dezembro de 2007.
''A diversidade é uma das nossas grandes riquezas e precisamos estimular na sociedade a convivência pacífica dentro das diferenças'', afirma Perly Cipriano, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). No encontro foram apresentadas as diversas ações desenvolvidas pela Secretaria desde 2003 e as novas medidas para combater a intolerância.
Motivo de chacota
As religiões de matriz africana são historicamente as que enfrentam o maior preconceito e discriminação no Brasil e seus praticantes são motivo de todos os tipos de chacota nas mais diversas áreas da sociedade.
A cartilha Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, editada em 2003 pela SEDH, ensina que invadir terreiros; desrespeitar a espiritualidade dos povos indígenas ou tentar impor a eles a visão de que sua religião é falsa; agredir ciganos devido à sua etnia ou crença é intolerância, essas discriminações contra religiões contrariam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Brasileira.
Na avaliação de Cipriano, a cartilha é um dos exemplos de iniciativa que proporcionaram bons resultados por conta do envolvimento das mais variadas religiões. A publicação ganhou uma versão eletrônica e já foi reproduzida em diversos países da América Latina. Outras ações desenvolvidas pela SEDH/PR e seus parceiros são: ''spot'' para rádios sobre o tema, um calendário com todas as datas importantes das diversas crenças, debates, entre outros.
O evento de comemoração do Dia Nacional de Combate Intolerância Religiosa foi promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério da Cultura, com o apoio dos Ministérios do Meio Ambiente, Educação, Justiça e Relações Exteriores.
De Brasília
Com agências