Sem categoria

Governo irá arrecadar mais sem aumentar impostos, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta segunda-feira (21) que não vai haver aumento de impostos em 2008 e destacou a criação de um programa de política industrial, que deve possibilitar a desoneração do setor e tornar mais efetiva a arrecad

“Quero que o povo brasileiro saiba que é extremamente importante que o governo consiga arrecadar sem aumentar imposto. Nós não vamos aumentar imposto. Não queremos aumentar imposto, mas vamos aumentar a eficiência da arrecadação. Tem muita gente que não paga imposto e ainda se queixa que o imposto é alto. Então o que nós queremos é que todos paguem, porque, quando todos pagarem, aí todos podem pagar menos” afirmou em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.



Confira abaixo a íntegra do programa:



Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa agora o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?
Tudo bem, Luiz.



No programa de hoje, presidente, vamos falar sobre duas coisas importantes: geração de emprego no país e arrecadação tributária. Como é que o senhor vê o aumento de pessoas que conseguiram trabalho com carteira assinada no ano passado? Foi significativo?
Luiz, primeiro, bom regresso de férias.



Obrigado.
E espero que tenhamos um ano de muito trabalho. Luiz, tudo que o Brasil precisa nesses próximos anos é que a economia continue crescendo para que possamos gerar a quantidade de empregos que o Brasil precisa. Em 2007, foram gerados com carteira assinada 1,617 milhão de novos empregos, um crescimento de 31.6% em relação a 2006. Na verdade, nós tivemos uma média de criação de 134 mil empregos por mês. O número foi recorde desde a criação do Caged, que é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. O setor que mais cresceu e que gerou mais emprego foi o setor de serviço, gerou 587 mil postos de trabalho.



A construção civil é um destaque, por exemplo?
A construção civil é um grande destaque porque cresceu 13%. Ou seja, na verdade, a construção civil depois que nós fizemos algumas mudanças na legislação existente e facilitamos o crédito, aumentamos o tempo de pagamento da casa e permitimos que os bancos privados financiassem casas, ou seja, eu estou convencido que daqui para a frente o setor da construção civil, que passou mais de 25 anos sem crescer, não vai parar de crescer nos próximos 15 ou 20 anos. Eu estou convencido de que ele será um setor extremamente importante para poder ajudar a economia brasileira crescer. E é importante lembrar, Luiz, que a expansão do emprego, ela ocorreu em todo o território nacional, em todo. Tendo um pequeno destaque para as regiões Sudeste e Nordeste brasileiro. E é isso que eu quero que continue acontecendo no Brasil: crescimento econômico, aumento de geração de empregos, aumento da massa salarial, aumento do poder de compra do povo, porque é isso que o povo brasileiro precisa para ser feliz.



Presidente, a Receita Federal divulgou a arrecadação do ano passado com os impostos. O total foi superior a R$ 600 bilhões. Foi possível chegar a esse valor sem aumentar impostos no Brasil?
Luiz, primeiro, essa é uma coisa extremamente importante. Eu diria muito importante. Você aumentar a arrecadação sem aumentar os impostos. E por que isso aconteceu? Pelo que respondi na pergunta anterior, pelo crescimento econômico. É só você pegar o balanço das 100 maiores empresas brasileiras e você irá perceber que elas lucraram como jamais lucraram na história desse país. Ora, se nós estamos com crescimento econômico no país, se as empresas tiveram mais lucros, se houve aumento salarial, houve combate à sonegação, a abertura de capitais de empresas no mercado de ações, intensificação do controle sobre declarações e, mais importante, nós criamos a Super Receita, que é a unificação da Receita Federal e da Receita da Previdência, em 2007. Tudo isso contribui para a gente aperfeiçoar o sistema da arrecadação. Então as pessoas precisam entender que, além de nós exonerarmos quase 36 bilhões em 2006 e 2007, ou seja, nós ainda conseguimos arrecadar. Por quê? Porque a Receita está mais eficiente, porque as empresas ganharam mais dinheiro, porque geramos mais empregos, porque as pessoas pagaram mais previdência. É tudo que o Brasil precisa. É uma combinação. Cresce a empresa, cresce a receita. Cresce o número de empregos, cresce a receita. É por isso que a gente está percebendo que o Brasil caminha mais rapidamente porque nós estamos com a combinação perfeita. A economia cresce, o governo arrecada mais, o governo investe mais. É por isso que nós podemos falar que a economia brasileira vai continuar crescendo em 2008.



O cidadão que paga seus impostos pode ficar, então, garantido que o governo está investindo esse dinheiro, essa arrecadação, em benefício da própria sociedade?
Ele pode ficar tranqüilo porque, veja, é só analisar a quantidade de investimentos que nós temos no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], é só analisar a quantidade de investimentos que estamos fazendo na educação. Ou seja, nós vamos terminar em 2010 com 13 universidades federais novas construídas no Brasil. Nós que, em 93 anos, fizemos apenas 140 escolas técnicas profissionais, vamos fazer mais 214 escolas técnicas até dezembro de 2010. Ora, e aí nós precisamos contratar professores, contratar técnicos, contratar pessoas para fazer essas escolas funcionarem. Por isso que eu quero que o povo brasileiro saiba que é extremamente importante que o governo consiga arrecadar sem aumentar imposto. Nós não vamos aumentar imposto. Nós vamos lançar agora um programa de política industrial, possivelmente tenha um processo de desoneração. Nós não queremos aumentar imposto, mas vamos aumentar a eficiência da arrecadação. Tem muita gente que não paga imposto e ainda se queixa que o imposto é alto. Então o que nós queremos é que todos paguem, porque, quando todos pagarem, aí todos podem pagar menos. 



Ok, presidente. Obrigado e até a próxima semana.
Obrigado a você, Luiz, e bom regresso das férias.