Memorial da Cultura Cearense inaugura duas exposições 

Arte informal, arte marginal, arte bruta. O artista popular utiliza elementos de sua terra para recriar histórias, folclores, crenças e versos. Sua arte é um relato particular sobre seu povo, sobre sua visão do mundo, seus sonhos. Traduz simplicidade, pur

As mostras “Fabuloso mundo do barro” e “Arte em flandres” mantém tais características. São memórias do tempo na sinceridade da linguagem popular. O Memorial da Cultura Cearense inaugura as duas exposições dia 31 de janeiro, às 19h.


 


 
“Arte em Flandres” exibe um importante material da história do artesanato cearense. O Flandre, o latão e o zinco são transformados em lamparinas, instrumentos musicais, coroas, objetos cinéticos e uma diversidade de artefatos confeccionados por artistas populares como José Maurício dos Santos, Françuí e Cícero Brito, todos do Cariri. A arte não é tão conhecida nos grandes centros. O material utilizado é considerado pouco nobre para os padrões das artes plásticas brasileiras, ficando assim a arte denominada “bruta”, fora das normas convencionais.


 



A outra exposição em cartaz, “Fabuloso mundo do barro”, apresenta o trabalho das três Marias – uma mãe e duas filhas – e parentes da família Cândido, os artesãos mais conhecidos do Ceará. São exibidos vários cenários originais feitos em barro. O trabalho, de grande expressividade pictórica, é quase único no país. Uma das artistas, Maria de Lourdes, ganhou em 2004 o reconhecimento como Mestre da Cultura do Ceará. O seu trabalho está presente em várias feiras de artesanato do estado e em museus como o Memorial da América Latina e o Museu Afro-Brasileiro.


 



Os autores dos trabalhos ganham agora mais um espaço para exibirem suas obras, o Memorial. O público tem a oportunidade de conhecer uma arte espontânea e inventiva, um conjunto de uma produção de artistas ainda ligados a seus ambientes de origem. A arte de mestres autodidatas, comprometidos com a emoção e com a qualidade.


 



As visitas serão possíveis de terça a quinta, das 09h às 19h, e sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até às 20:30h). Ingressos: R$ 2,00/1,00. Entrada franca aos domingos. Outras informações: (85) 34888611 / 8621


 


 



Fonte:  Governo do Estado do Ceará