Campanha nacional de combate à violência sexual será lançada em Fortaleza

Reprimir a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval. Esse é o principal objetivo da campanha nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval 2008 que chega a sua terceira edição. O l

Com o slogan “Sexo só se for Legal – Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime”, a campanha é promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Prefeitura de Fortaleza.


 


 


A cidade foi escolhida após o resultado do trabalho desenvolvido no ano passado, com aumento de 480% nas denúncias ao Disque 100. Além da capital do Ceará, o trabalho será desenvolvido em outras sete cidades: Salvador (BA), Recife (PE), Manaus (AM), Corumbá (MS), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Elas foram escolhidas por serem as que recebem o maior fluxo de turistas durante o Carnaval.


 


 


“O problema mais sério neste período é o imaginário de muitas pessoas que tudo é permitido. Com isso, as pessoas acabam não denunciando para o Disque 100 situações de exploração e turismo sexual”, afirma a subsecretária dos Direitos da Criança e Adolescente da SEDH, Carmen Oliveira.


 


 


O Disque Denúncia Nacional – 100 é coordenado pela SEDH/PR, em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria). A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. É um serviço de utilidade pública que recebe e encaminha denúncias de violências contra crianças e adolescentes. As denúncias são recebidas e encaminhadas sete dias por semana, inclusive feriados, das 8h às 22h.


 


 


Fonte: Adital