Imprensa registra o crescimento do PCdoB no Paraná

Artigo do Presidente do PCdoB-Paraná, Milton Alves.

Milton Alves*



 
A edição de domingo do jornal Gazeta do Povo em matéria sobre o crescimento das filiações nos partidos partidos políticos no último ano, com base nos registros do TRE, constatou o crescimento da nossa legenda ao lado de outros partidos, com destaque, além do PCdoB, para o PRB e PSOL.



 
Segundo o jornal, o PCdoB teve um crescimento de 95% nas filiações registradas no TRE. Dos 2.617 inscritos no partido em 2006 pulou para 5.129 em 2007. No entanto, é necessário registrar que o número é maior, hoje estamos na casa dos 7 mil filiados, a diferença é resultado ainda da falta de formalização nos cartórios eleitorais e das deficiências na implantação da Rede Vermelha, o nosso controle interno de filiações.



 
O balanço do Comitê Central já tinha avaliado o desempenho do partido no Paraná entre as duas últimas conferências estatutárias. Em 2005, reunimos
2.500 militantes no processo de conferência e no ano passado reunimos 3.120 militantes. Ou seja, um acréscimo de mais 30% na mobilização da militância ativa, de militantes, o que é qualitativamente diferente do simples filiado, registrado formalmente. Também aqui é bom fazer uma observação: dos 103 comitês municipais e comissões provisórias 46 precisamente realizaram conferências, logo era possível uma mobilização ainda maior.



 
Além da clareza dos números, o que foi determinante neste processo de crescimento de características intensiva e extensiva está evidenciado na justeza da orientação política do partido, na adoção de uma ação ousada na construção política e orgânica do PCdoB.



 
O nosso crescimento é qualificado, fundamentalmente expandimos nossas forças em setores  do movimento dos trabalhadores, em áreas da cultura, do esporte, da juventude e também na área institucional. Portanto, como assinalei em artigo anterior, o ano de 2007 foi bom para o PCdoB.



 
2008:Temos mais e maiores desafios. Ao lado de cuidar da estruturação partidária, com maior atenção e profissionalismo, temos o desafio da disputa eleitoral de outubro, onde pretendemos apresentar candidaturas majoritárias em maior número possível de cidades, a começar por Curitiba, e ampliar de forma significativa a nossa representação de vereadores por todo o Paraná.



 
Portanto, unidade, sagacidade e argúcia tática serão elementos indispensáveis para seguirmos avançando.



 
*Presidente estadual do PCdoB e membro do Comitê Central