Prefeitura mobiliza jovens para a Conferência de Políticas Públicas

Cerca de 500 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil, devem participar da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas, organizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenação da Juventude.

Cerca de 500 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil, devem participar da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas, organizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenação da Juventude. O evento, que acontece de 21 a 23 deste mês, na Escola de Governo e Gestão Municipal (Rua das Andirobas, nº 26, Renascença), discutirá o tema “Juventude e Políticas Públicas: As ações que temos e a cidade que queremos”.


As entidades que desenvolvem trabalhos com jovens em São Luís têm até o próximo dia 7 para realizar a pré-inscrição de seus representantes para a conferência. Uma dos pré-requisitos é ter participado das reuniões realizadas no auditório do Guarnicê das Juventudes (Rua Grande nº 1084, Centro), sempre às 18h. A primeira reunião aconteceu na última quinta-feira e a próxima será realizada no dia 7. As reuniões são abertas também para a participação de jovens, independente de integrarem entidades.


O coordenador da Área de Juventude de São Luís, Olímpio Araújo, explicou que a Conferência Municipal é preparatória para as etapas estadual e nacional, previstas para os meses de março e abril, respectivamente. Segundo ele, o evento que ocorrerá em fevereiro mobilizará o poder público e organizações juvenis do município para a discussão dos problemas e os desafios da juventude em São Luís e no país e os caminhos a serem trilhados, além de definir prioridades para essa área.


“A partir da realização dessa primeira conferência, a juventude ludovicense irá se manifestar sobre qual é a cidade que queremos para os próximos anos e de que forma os jovens poderão participar na construção de uma sociedade que priorize o seu desenvolvimento de forma sustentável”, destacou Olímpio Araújo.


A comissão organizadora do evento, formada por membros da administração municipal e por representantes de diversas entidades da sociedade civil organizada, vem realizando reuniões semanais e pré-conferências. “É importante a participação de todos os segmentos juvenis. Não estamos querendo propor políticas para um governo. Queremos pensar a juventude no futuro, mas fazendo no presente”, disse o secretário-executivo da conferência, Benedito Maria Teixeira.


(Jornal Pequeno)