Mais seis municípios têm idosos no combate à dengue

Canindé, Itatira, Madalena, Paramoti, Caridade e Boa Viagem ganham reforço no combate à dengue. A Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as prefeituras, implantou nos seis municípios o projeto ¨Venci o tempo, vencerei a dengue¨.

Agora sobe para a 66 o número de municípios integrados ao projeto, com 250 núcleos de idosos espalhados pelo Estado. E esta semana o projeto ¨Venci o Tempo, Vencerei a Dengue¨ fechou uma nova parceria com a Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará, que já realiza trabalho com idosos em 102 municípios cearenses.


 


 


Criado há três anos, o projeto envolve a terceira idade no cuidado com mosquito Aedes aegypti dentro de casa. Duzentos e vinte bombeiros capacitados em dengue ppor técnicos da Secretaria da Saúde do Estado atuam como monitores, orientando os 50 mil idosos que atualmente participam do projeto. Cada idoso assume o controle da dengue na sua casa e na vizinhança, gerando efeito multiplicador. Nos dias 5, 6 e 7 de março, a Secretaria da Saúde realizará a segunda capacitação de 250 bombeiros, em Beberibe.


 


 


O principal objetivo do projeto ¨Venci o Tempo, Vencerei a Dengue¨ é promover a mudança de atitude das pessoas no combate à dengue, com o efetivo controle doméstico do mosquito. Cada idoso participante do projeto tem responsabilidade sobre dez residências da sua vizinhança, ensinando como é fácil combater o mosquito, acabando com os focos. O projeto, além de combater a dengue, promove inclusão social da terceira idade.


 


Fonte: SESA/Ce