PCdoB apóia PT contra as declarações de Sílvio Mendes
Durante coletiva na sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, na última sexta-feira (8), representantes do PT, PCdoB, PRB, PSB e PDT divulgaram nota de repúdio às declarações do prefeito Sílvio Mendes, proferidas durante a sessão de abertur
Publicado 09/02/2008 20:58 | Editado 04/03/2020 17:02
“Eu não sou aloprado e nem mensaleiro”, disse o presidente do PT no Piauí, Fábio Novo, que estranhou as declarações por ter o tucano como uma pessoa civilizada. No entanto, a frase de Sílvio foi incorporada como ofensa ao PT e ao presidente Lula, o que fez o petista exigir que Sílvio prove a existência de corrupção, “mensaleiros” e “aloprados” no Governo Federal.
“Não vamos aceitar provocação e pedimos respeito. Mas vamos manter o diálogo cordial com o prefeito. Não quero acreditar que isso tudo se deve à campanha eleitoral”, completou Fábio, que ainda ressaltou que a administração de Teresina é uma das que mais se beneficiou com a gestão de Lula nos últimos anos.
Os presidentes no Piauí do PCdoB, Mário Ângelo Menezes, e do PRB, Gessivaldo Isaias, manifestaram apoio ao PT contra as declarações de Sílvio, e se solidarizaram com o governo Lula. “Foi uma declaração agressiva, sem cabimento, que não condiz com o comportamento do prefeito Sílvio Mendes”, disse Mário Ângelo.
Participaram ainda da coletiva os deputados petistas Flora Isabel, João de Deus, e Assis Carvalho (licenciado para a Secretaria de Saúde), além dos vereadores Odaly Medeiros e Jacinto Teles. Este último suscitou toda a discussão. Foi após saber da proposta de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – para investigar a licitação do lixo de Teresina que Sílvio Mendes proferiu as polêmicas declarações.
Fábio Novo disse que, após a coletiva, irá se reunir com os partidos aliados para avaliar se há necessidade de acionar judicialmente o prefeito de Teresina pelas declarações. Eles aguardam, no entanto, uma possível resposta de Sílvio Mendes após a nota divulgada pelos aliados.
Veja a íntegra da nota
NOTA A IMPRENSA
Os partidos PSB, PCdoB, PRB, PDT e PT vem a público rechaçar as referencias ofensivas e insultuosas desferidas pelo prefeito Silvio Mendes contra o Partido dos Trabalhadores e o Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, publicadas hoje na imprensa da capital, onde o Chefe do Executivo se refere ao PT e ao Governo Federal. Reafirmamos que qualquer vereador desenvolve o seu papel ao legislar e fiscalizar contratos, obras e serviços prestados pelo Poder Público Municipal. No caso em tela o prefeito DEVE EXPLICAÇÕES AO POVO DE TERESINA SOBRE A CONTRATAÇÃO DA EMPRESA QUE FARÁ A LIMPEZA PUBLICA DA CIDADE. Precisa explicar porque contratou a empresa Qualix pelo valor de R$ 119.457.535,20 (cento e dezenove milhões quatrocentos e cinqüenta e sete mil quinhentos e trinta e cinco reais e vinte centavos), quando no mesmo processo licitatório a empresa Delta apresentou proposta para executar o mesmo serviço no valor de R$ 94.832.471,40 (noventa milhões oitocentos e trinta e dois mil quatrocentos e setenta e um reais e quarenta centavos). Tais esclarecimentos por parte do prefeito Silvio Mendes não deve ser entendido como desvio ou ato ilícito, mas apenas como o exercício e direito legitimo, assegurado pelo regime democrático, que garante ao cidadão e seus representantes cobrar dos seus dirigentes, transparência no exercício da atividade pública. Quanto a proposta da “CPI do lixo” apresentada pelo vereador Jacinto Teles, além de instrumento de investigação legal, compreendemos que ela não se difere da proposta do PSDB, partido do prefeito Silvio Mendes, que recentemente propôs no Congresso Nacional para investigar denuncias de má utilização dos cartões corporativos, no que foi prontamente atendido pela liderança do governo do Presidente Lula. Por fim, esperamos de forma serena, sem emoção e com equilibrio que o prefeito se dirija às autoridades constituídas e as agremiações políticas de forma urbana e respeitosa, pois todos nós temos o mesmo ideal que é construir um Piauí mais justo e igualitário. Para tanto precisamos do Presidente da República. Para que agredi-lo? Teresina (PI), 08 de fevereiro de 2008
Mário Ângelo Meneses Presidente Regional do PCdoB
Flávio Rodrigues Nogueira Presidente Regional do PDT
Wilson Martins Presidente Regional do PSB
Fábio Núñez Novo Presidente Regional do PT
Gessivaldo Isaias Presidente Regional do PRB
Francisco Ferreira Ramos Presidente Municipal do PSB de Teresina
Anselmo Dias Presidente Municipal do PCdoB de Teresina
Francisco de Sales Presidente Municipal do PT de Teresina
Osmar Júnior Deputado Federal (PcdoB)
Antônio José Medeiros Deputado Federal do PT licenciado
Nazareno Fonteles Deputado Federal do PT
Robert Rios Deputado Estadual (PCdoB)
Fonte/ Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com