Álvaro Gomes relata situação de Cuba na Assembléia Legislativa
Na última terça-feira, na volta das sessões ordinárias na Assembléia, o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), vice-líder do governo, falou sobre a situação de Cuba e a viagem feita pela delegação baiana, composta por 10 deputados. ''A viagem foi bastant
Publicado 21/02/2008 18:04 | Editado 04/03/2020 16:21
O deputado enfatizou que Cuba desenvolve uma luta permanente em defesa do seu povo e por justiça social, além de conseguir resolver três grandes questões da humanidade: saúde, educação e alimentação. ''Cuba passou por momentos de muita dificuldade no período de 89 a 92, quando o seu PIB caiu 35%. Depois passou por um processo de recuperação e conseguiu crescer 12% em 2006 e 10% em 2007'', frisou.
Gomes lembrou que, mesmo com o bloqueio criminoso dos Estados Unidos (que gerou um prejuízo de U$86 bilhões), Cuba manteve os seus princípios de justiça social e, mesmo no auge da crise, manteve a redução da mortalidade infantil, que hoje é uma das mais baixas do mundo.
A figura do presidente cubano também foi destacada. ''Fidel Castro anuncia que não mais continuará no cargo e não pleiteará mais o comando do seu país. Algumas pessoas imaginam que Cuba é apenas a sua figura e que, ao sair do comando, o socialismo vai desaparecer. Puro engano. Lá existe uma consciência formada de que o socialismo é a melhor alternativa para o país e o mundo inteiro'', ressaltou.
Para o parlamentar, Fidel Castro continuará dando suas contribuições e o socialismo em Cuba continuará mais vivo do que nunca. ''Está enraizado no coração e na alma de cada cidadão e cidadã de Cuba. Portanto, viva o socialismo de Cuba!'', enfatizou.
Fonte: Ascom do deputado Álvaro Gomes