Deputado critica discurso da oposição em relação à segurança na Bahia
Em discurso nesta terça-feira (19), no plenário da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), vice-líder do governo, criticou a incoerência dos oposicionistas tratar dos indicadores da segurança pública da gestão Wagner. Segundo o d
Publicado 21/02/2008 16:22 | Editado 04/03/2020 16:21
Após pouco mais de um ano do governo Wagner, a violência vem sendo o foco dos discursos da maioria dos deputados de oposição. Mostrando relatos de matérias publicadas nos principais jornais do Estado, tentam caracterizar o problema – que não foi resolvido historicamente por governos anteriores – como má gestão da atual administração. “Não me lembro dos parlamentares de oposição, na legislatura passada, comentarem sobre o assunto. Posso até estar errado e vou rever todos os discursos dos deputados para ver se tem pelo menos um que trate da questão da segurança pública”, comentou.
O deputado ressaltou que é preciso discutir o problema da violência de uma forma mais consistente. “Os deputados não podem ter duas posições: na legislatura passada, silenciaram-se e na atual, em função do novo governo, fazem um discurso de que a violência está aumentando e que o responsável é Wagner. Antes, o responsável não era Paulo Souto, até porque ele sequer levantava a voz aqui para falar da violência”, frisou.
Álvaro Gomes lembrou o número de homicídios no Brasil aumentou de treze mil em 1980 para cinqüenta mil homicídios por ano. Mostrando que o aumento da violência ocorre no Brasil inteiro. Daí porque deputados de oposição ou de situação, terem que tratar a questão com mais consistência.
Mudando a situação
Para o parlamentar, o aumento da violência se deve às desigualdades sociais e à cultura da corrupção e da violência espalhada pelos meios de comunicação, pelas elites. “Vivemos num Estado que possui mais de 2 milhões de analfabetos (o dobro do analfabetismo no Brasil) e com profundas desigualdades sociais. O atual governo está combatendo a violência com justiça social através de vários programas importantes”, enfatizou.
Fonte: Ascom do deputado Álvaro Gomes