Eunice Bezerra – Mais uma do panfleto fascista
Antes de mais nada, não costumo dedicar meu tempo a esses desabafos, mas dessa vez…
Publicado 27/02/2008 17:11 | Editado 04/03/2020 16:36
A 'Veja' dessa semana saiu com uma foto de Fidel Castro na capa acompanhada dos dizeres: “Já vai tarde”.
Como o mundo dá voltas e as coisas que nós conhecemos um dia se tornam decadentes e obscenas mais na frente! Sejamos humildes, pois, e estejamos atento aos efeitos do tempo e do envelhecimento sobre nossas almas, corações e mentes.
A dita (mal) edição de Veja é uma falta de respeito, não com a esquerda – como a revista gosta de dizer – mas com a História mesmo da civilização, do mundo e das Américas.
Quanta falta de decoro com o exercício do trabalho de jornalismo! O fato de ser uma publicação engajada, de direita, mesmo que seja fascista, não justifica essa agressão ao leitor minimamente informado, que pretende uma compreensão mínima da história sem boçalidade.
É triste que uma publicação que teve um papel importante na história da imprensa desse país saia às bancas com uma manchete típica de intriga de comadres:
“Já vai tarde” é muito pobre como manchete, como idéia, até mesmo como frase. O exercício de uma profissão é um limite para as preferências daquele que a exerce. Um médico pode ter asco ou horror da ferida de seu paciente, mas não pode expressar esse sentimento diante dele. O bancário pode ser anti-capitalista, mas não pode atender mal ao cliente milionário, e assim por diante. Veja pode não gostar da História como ciência social, como disciplina ou como patrimônio da civilização, mas não poder achincalhar dessa forma seus personagens.
No Pasquim de antigamente havia um pequeno personagem de rodapé, do Jaguar, chamado Gastão – o vomitador. Diante de boçalidades ou ultrajes e outras obscenidades, ele vomitava na cara do freguês…pois que seja esse o teor simbólico da minha indignação com a bosta que a Veja se tornou.
Como dizia o Gastão: “Bleargh!”
PS: Me poupem qualquer eventual arroubo de anti-castrismo que eu já passei dessa fase. Se for o caso de alguém, dirija seus comentários à White House ou à Máfia cubana em Miami.
Fonte: Blog do Evaldo Lima