Professor Aurélio Matias lança o livro “O Poder Político em Juazeiro”

Livro aborda de forma corajosa, didática e desapaixonada a constituição histórica e as características do processo de formação da cidade Juazeiro do Norte-CE, bem como analisa as práticas políticas utilizadas e a influência política do Padre cratense Cíce

O livro “O Poder Político em Juazeiro do Norte – Mudanças e Permanências – As eleições de 2000” de autoria do Professor Aurélio Matias é resultado de monografia da especialização Latu Sensu em História e Sociologia da Universidade Regional do Cariri – URCA, tendo como  orientador do trabalho monográfico o professor  Iarê Lucas. Matias analisa de  forma criteriosa o domínio e as práticas  coronelistas e pós-coronelistas.


 


Para Aurélio “somente nas eleições de 2000 é que se demonstrou com clareza as mudanças qualitativas do fazer político local” e acrescenta “parte da elite industrial e os movimentos sociais, que tiveram papel de destaque nos anos 80 e 90, elaboraram um discurso contestatório às estruturas dominantes tradicionais, criticam o clientelismo como fonte de atraso ao desenvolvimento do estado; defende critérios técnicos e de competência para ocupação dos cargos públicos, em que deve se priorizar a justiçai social, democracia e a probidade administrativa, diametralmente oposto ao padrão conservador baseado nas amizades políticas e nas relações de parentesco”.


 


Para o professor Bartolomeu Leandro “esta obra com certeza trará esclarecimentos a muitos jovens que dormem tranqüilos no colchão fétido da ignorância e servirá de orientação para aqueles eleitores conscientes que desejam contribuir para melhoria da qualidade da representação política na região”.


 


A obra é permeada de recortes de  impressos da época, além de depoimentos de eleitores. O autor evidencia também a  campanha anticomunista realizada pelas forças políticas conservadoras da região do Cariri e o monopólio do poder exercido pelos  “Bezerras”  na cidade juazeirense.


 


O livro será lançado com o apoio do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho –IEC,   lançado no dia 12 de março, às 19h30min, no Salão de Atos da URCA – Campus Pimenta. No dia 13 haverá o lançamento no auditório do Colégio Moreira de Sousa, em Juazeiro do Norte, às 19 horas.     


                 


 


Sobre  o  autor


Cícero Aurelisnor Matias Simião, Professor Aurélio Matias, nasceu em Juazeiro do Norte-CE em 1973. É graduado em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA e pós-graduado em História e Sociologia pela URCA/UFC. Há dez anos, atua como professor na rede pública de Juazeiro do Norte, tendo lecionado nas escolas de Ensino Médio: Governador Adauto Bezerra, CERE e Tiradentes. Há vinte anos milita nos movimentos sociais, iniciou muito jovem, no movimento estudantil secudarista e depois universitário, foi diretor do Diretório Central dos Estudantes – DCE da URCA, no período do Fora-Collor. Foi coordenador de Gestão do Liceu. E é o atual diretor do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos de Juazeiro. Atualmente é professor substituto da URCA e da UVA. Como sindicalista é vice-presidente regional do Sindicato Apeoc. Em 2006, foi candidato a Deputado Estadual pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB.