Sem categoria

Jucá anuncia manobra para PSDB escolher presidente da CPI

O  líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB- RR), anunciou nesta quarta-feira (27) que a oposição vai indicar o presidente da CPI Mista do Cartão Corporativo. O PSDB fará a indicação, mesmo não tendo esse direito pelas normas do Congresso, graça

A decisão foi tomada após a reunião da bancada do PMDB.  Ao ser questionado se o presidente escolhido seria o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB- PE), um oposicionista intransigente infiltrado na base do governo, Jucá disse que a indicação depende dos tucanos.



O impasse sobre a direção da CPI vinha se prolongando há três semanas. Os parlamentares da base do governo defendiam que se aplicasse as regras do funcionamento parlamentar, que reservam a presidência e a relatoria das CPIs às duas maiores bancadas. E recordavam que isso sempre foi feito nos oito anos de governo Fernando Henrique; a única exceção foi a CPI da Nike, que não envolvia interesses diretos do governo,i presidida por Aldo Rebelo (PCdoB-SP).



Apesar do aparente desfecho negativo para a base do governo, na queda-de-braço em torno da mesa da CPI, o  líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), reagiu com otimismo e ironia.



– Quanto mais disputa política a oposição faz, mais o presidente Lula sobe nas pesquisas. Eles precisam mudar de tática, largar de fazer marola, chantagem. Por acaso a oposição estar no comando da CPI é pré-condição para investigar bem?'', provocou o deputado.



Da redação, com agências