Obras do PAC devem chegar a 16 mil trabalhadores cadastrados

Na terceira semana de inscrições das obras do PAC, já foram cadastrados 15.957 trabalhadores do Complexo do Alemão, da Rocinha e de Manguinhos. No dia 26, foram cadastrados mais 194 trabalhadores no Alemão. Com o novo número, até o momento, no Complexo

Para as obras, são 4.600 vagas, na área de construção civil, sendo 1.300 gerados, na Rocinha; 1.500, em Manguinhos; e 1.800, no Alemão, com previsão de que, durante as obras, sejam geradas mais 3.500 vagas neste complexo.



Segundo o edital, cerca de 20% das vagas serão destinadas ao sexo feminino e as oportunidades são para inúmeras funções na área de construção civil, como serventes, ajudantes, carpinteiros, eletricistas, marceneiros, pedreiros e armadores de andaimes. A estimativa é que as faixas salariais para os cargos variem de R$ 600 a R$ 900.



A previsão é que as obras tenham início na segunda quinzena de março. Na Rocinha está programada a ampliação de ruas e construção de hospital, creche e passarela sobre a Auto-Estrada Lagoa Barra, enquanto no Alemão a principal obra será o teleférico integrado à estação de trem de Bonsucesso. Serão cerca de 30 mil pessoas transportadas ao dia nesse novo sistema, ligando a estação de Bonsucesso a cinco pontos da comunidade.



Já em Manguinhos, estão previstas obras de saneamento básico e acessibilidade, construção de escolas, quadras poliesportivas e ciclovias. As obras vão beneficiar, nas três comunidades, cerca de 260 mil moradores.