Parlamentares brasileiros manifestam apoio a Fidel e Cuba
Uma Moção de apoio a Fidel Castro e ao povo cubano foi entregue, na tarde desta quarta-feira (27), por parlamentares do Grupo Parlamentar Brasil Cuba ao embaixador de Cuba no0 Brasil, Pedro Mosquera. A moção, assinada por cerca de 200 parlamentares, fa
Publicado 27/02/2008 19:46
Cerca de 20 parlamentares dos partidos de esquerda – PCdoB, PT, PSB, PDT, PSOL e PV, estiveram no prédio da Embaixada de Cuba em Brasília, para dizer ao embaixador cubano que ''o povo (cubano) demonstrou que, quando há decisão e unidade na luta, uma nação recupera sua dignidade, enfrenta e derrota o imperialismo que a espoliava e humilhava''.
Liderados pela deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que preside o Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, os parlamentares entregaram o documento em que destacam a posição de Fidel Castro que ''depois de quase meio século na direção de seu país, seja como Primeiro-Ministro ou como presidente do Conselho de Estado, sempre com massivo apoio popular, anuncia seu afastamento da direção de seu país, mas não da luta, como ele próprio afirmou: “continuaremos o combate no campo das idéias”.
A deputada Vanessa Grazziotin foi quem falou em nome do grupo, manifestando desejo de que a lista de mais de 200 nomes, incluindo parlamentares da oposição, chegasse às mãos de Fidel Castro.
O embaixador agradeceu as saudações recebidas e se comprometeu a entregar o documento ao líder cubano Fidel Castro, acrescentando que também divulgaria a moção na imprensa cubana, ''que será apreciada pelo povo cubano'', destacou. O embaixador Mosquera confirmou as palavras dos parlamentares de que ''Fidel Castro representa para o povo cubano, a unidade, a resistência e a luta pela construção de um sistema de justiça social''.
Ele disse ainda que a sucessão em Cuba é a preparação ''para continuar a luta pela conquista de toda a justiça, que será possível pelo espírito de resistência do nosso povo, inspirado em Fidel Castro e pelas manifestações de solidariedade recebidas, principalmente do povo brasileiro''
Exemplo de Fidel
Outros parlamentares falaram, todos destacando a figura de Fidel Castro como exemplo de inspiração para as lutas que empreendem no Brasil. O senador José Nery (PSOL-PA) disse que ''Che (Guevara), Fidel (Castro) ea revolução que conduziram alimentam os nossos sonhos e luta por uma América Latina livre e soberana''.
As falas e o documento também fizeram críticas ao bloqueio estadunidense contra Cuba. Os parlamentares reafirmaram ''não só nosso apoio e solidariedade à Revolução Cubana, como também repudiamos veementemente a cruzada beligerante norte-americana contra a pequena Ilha do Caribe e o seu comandante máximo, Fidel Castro Ruz, uma das maiores lideranças e estadistas do mundo contemporâneo''.
A mensagem à Fidel e ao povo cubano incluiu ainda uma avaliação sobre ao triunfo da Revolução Cubana, que desagradou empresários e políticos mafiosos norte-americanos, porque ''suprimiu o jogo, o tráfico de drogas, o contrabando e a prostituição. Uma mancha que foi substituída por ganhos sociais, principalmente nas áreas da educação, do esporte, da cultura e da saúde'', assinala o texto.
Com gritos de vivas e vida longa a Fidel e à luta do povo cubano, os parlamentares brasileiros encerraram a audiência. Nos jardins da embaixada, eles posaram para foto oficial.
De Brasília
Márcia Xavier