Sem categoria

PCdoB discute movimentos sociais neste final de semana em SP

Neste final de semana, os dirigentes comunistas da área dos movimentos sociais têm uma agenda cheia em São Paulo. Nos dias 1º e 2 de março acontece o 2º Encontro Nacional sobre a Atuação do PCdoB nos Movimentos Sociais. Logo depois, dias 3 e 4, é a vez

“Este 2º Encontro é importante porque vai debater a orientação do PCdoB para os movimentos sociais nos próximos anos do segundo mandato do governo Lula”, disse Ricardo Abreu “Alemão”, secretário de Movimentos Sociais do PCdoB. Segundo ele, é preciso “investir mais na mobilização política do povo brasileiro para acelerar as mudanças, lutando pelas reformas democráticas”.


 


Liége Rocha, recentemente escolhida para assumir a secretaria da Mulher do PCdoB, participa do encontro, abordando a questão das organizações não governamentais. “Vamos falar sobre o papel que as ONGs têm jogado nos movimentos sociais e abordar um pouco da realidade brasileira nesta área”, disse.


 


Para Liége, debater o assunto é fundamental porque há setores que confundem o trabalho das ONGs com a substituição do Estado no âmbito das políticas públicas. “Esse debate é importante também porque num determinado momento da vida partidária chegou a haver resistência às ONGs e hoje há uma aceitação maior no que diz respeito à sua participação nos movimentos sociais”.


 


Já João Batista Lemos, secretário Sindical do PCdoB, explicou que o encontro é importante para os dirigentes sindicais comunistas especialmente na atual conjuntura política, caracterizada por uma marcação cerrada da oposição conservadora que procura desgastar o governo Lula. “Precisamos reverter a agenda que está definindo o rumo político de nosso país. Nossa intenção é retomar a iniciativa política a favor de uma agenda positiva com caráter mudancista”.


 


Além disso, explicou Batista Lemos, o encontro será um momento de “troca de idéias com companheiros de outras frentes sociais a fim de buscar formas de unir o movimento social em torno de uma plataforma única, buscar bandeiras que unifiquem, neste momento, o conjunto dos movimentos sociais”. Ao mesmo tempo, o diálogo com outras frentes é importante na atual fase de consolidação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da qual os comunistas participam ao lado de outras forças do movimento sindical.


 


Os eventos acontecem no Sindicato dos Engenheiros, rua Genebra, 25, Bela Vista, São Paulo, e é necessária inscrição prévia feita pelos comitês estaduais, além do pagamento de taxa de R$ 15,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3054-1800, na secretaria de Movimentos Sociais.


 


Para ver mais detalhes sobre os evento e a programação do 2º Encontro Nacional sobre a Atuação do PCdoB nos Movimentos Sociais, clique aqui.