Terapeutas e Fisioterapeutas lotam Câmara de Campinas/SP

Audiência pública, realizada terça-feira (27/02), na Câmara Municipal de Campinas, debate prerrogativas da classe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O evento, uma iniciativa do vereador Sérgio Benassi (PCdoB), reuniu 430 pessoas, entre profi

Os assuntos priorizados na reunião foram a empregabilidade e a abertura do mercado de trabalho na rede básica de Saúde. O professor Wander aponta a importância dos profissionais para a melhoria das condições no ensino público. Segundo Wander, um dos motivos para a diminuição da freqüência e a queda no aproveitamento escolar de crianças e jovens na rede pública de Ensino são as ''dores na coluna, um problema que pode ser equacionado com a presença de um profissional na escola ou na comunidade''.


 


 


De acordo com o professor, existe uma forte demanda de atendimento. ''Hoje, 75% da população é dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), 50 milhões de brasileiros sofrem de doenças crônicas e 25 milhões são deficientes físicos; em Campinas, o número de deficientes é de aproximadamente 150 mil pessoas'', afirma Wander. ''Elevar os investimentos e ampliar os espaços de trabalho para profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional justifica-se pela demanda e pela necessidade de melhoria na qualidade de vida dos cidadãos'', aponta o professor Gil.


 


 


O encontro também debateu a importância da representação dos profissionais da área, através da Associação dos Fisioterapeutas de Campinas (AFICAMP) e a criação de um link no site do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) para que a população pode pesquisar se clínicas e profissionais estão regulares.


 


 


De Campinas,
Agildo Nogueira Jr. – com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal e do gabinete do vereador Sérgio Benassi. Foto de A. C. Oliveira (CMC).