Artista plástica leva ‘arte e saúde’ a usuários de hospital em Betim
Projeto desenvolvido por Marilene Castanha proporciona aos usuários – doentes, acompanhantes, funcionários e visitantes – práticas de desenho e pintura, além de noções de conhecimento da arte.
Publicado 29/02/2008 18:07 | Editado 04/03/2020 16:52
Abrandar a permanência dos doentes nos hospitais, tornando-a mais agradável e humana tem sido um desafio aos profissionais e gestores da saúde. Com este objetivo, a artista plástica Marilene Castanha abraçou a causa e, desde setembro de 2007, mantém o projeto “Arte é saúde” no Hospital Regional de Betim.
Realizado em parceria com o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do hospital, o projeto proporciona aos usuários – doentes, acompanhantes, funcionários e visitantes – práticas de desenho e pintura, além de noções de conhecimento da arte.
“Não fazemos arte-terapia. Nossa intenção é promover a inclusão através do conhecimento, da vivência da arte e da permissão do fazer criativo. Isso tem refletido no bem-estar do indivíduo, na família e na comunidade”, explica Marilene.
Para a artista, por meio da arte o sujeito acessa seu conteúdo interno, integrando o consciente ao inconsciente, reestruturando comportamentos e ações. “Ao inserir a arte num espaço tão inusitado, utilizo-a como intermediária entre os processos cognitivos e afetivos do sujeito”, diz.
Ampliação
A aceitação e a participação dos usuários fizeram com que o projeto, que começou na Pediatria, se estendesse para outros setores do hospital. Atualmente, o “Arte é Saúde” também abrange a Clínica Médica, Hemodiálise, Neonatologia, Maternidade e a Pediatria do Pronto-socorro.
Satisfeita com os resultados obtidos, Marilene avalia que o projeto vai além de ensinar arte. “Este tem sido um processo de troca constante, onde aprendemos com os desafios e vivências de cada aluno. Mas, o mais importante disso tudo é que, além de proporcionar prazer, pela arte também contribuímos para a formação do caráter, da sensibilidade e da crítica”, completa.
Uma mostra dos desenhos feitos pelos alunos pode ser vista no hall de entrada do Hospital Regional de Betim.
De Betim,
Eliezer Dias