Santa Maria, no RS, recebe Fórum Mundial de Educação
Na próxima quarta-feira (5), ocorre o lançamento do Fórum Mundial de Educação (FME) na cidade de Santa Maria, região Central do Rio Grande do Sul. O FME acontece entre os dias 28 a 31 de maio em diversos locais da cidade, mas as atividades estarão concent
Publicado 29/02/2008 12:27
O tema do Fórum deste ano relaciona o papel da Educação no desenvolvimento de ações e na formação dos cidadãos, para que sejam contribuidores da economia solidária.
Cléia Tonin, integrante da coordenação do Fórum, afirma que assim como as políticas de inclusão são importantes na educação, também são na economia.
“O FME tem como objetivo discutir formas de inclusão de todas as maneiras, como acesso. A economia solidária inclui as pessoas porque trabalham a economia de uma outra lógica. Todas as políticas de inclusão são importantes e serão ressaltadas, como a educação de jovens e adultos, etc”.
Durante o Fórum Mundial de Educação também acontece a Mostra Mundial de Economia Solidária, na praça central. A cidade de Santa Maria é referência nos debates sobre economia solidária. Há 15 anos ocorre no município a Feira Estadual do Cooperativismo, que já tem abrangência na América Latina e, inclusive, em outros continentes.
Depois de sua terceira edição em Porto Alegre, em 2004, o Fórum Mundial de Educação passou a ser temático e a ser realizado em diversas regiões do mundo. No ano passado, o Brasil teve apenas um, em Mogi das Cruzes, em São Paulo. Agora em 2008, além do Fórum de Santa Maria, também acontece um em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, também em março. O Fórum no RJ tem como tema a Educação Libertadora.
O lançamento do FME em Santa Maria inicia às 19h, no Clube Dores. Na ocasião, deve ser divulgada a data das inscrições e uma programação preliminar. Para obter mais informações, a pessoa interessada pode entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail fmesantamaria@yahoo.com.br.
Fonte: Vermelho-RS