Lideranças de todo país prestigiam Aldo Rebelo
Durante a grande festa de comemoração dos 30 anos de vida pública de Aldo Rebelo, a participação de lideranças do movimento social e político dos mais variados matizes refletiu a amplitude que pauta a ação política do deputado comunista.
Publicado 02/03/2008 14:30 | Editado 04/03/2020 17:19
Entre as personalidades que foram prestigiar Aldo Rebelo, estavam governadores, ministros, senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, lideranças do movimento social, artistas, esportistas, embaixadores, que destacaram a importância do deputado do PCdoB na condução da Câmara dos Deputados e no cenário político nacional. Veja o vídeo da festa: http://www.youtube.com/watch?v=1hTtcMXNp2o
O evento também foi um momento para o deputado apresentar uma prestação de contas de seu mandato parlamentar. Uma revista que reúne as principais atividades de Aldo na Câmara dos Deputados e uma síntese da sua trajetória política foi distribuída durante a festa.
Reproduzimos, abaixo, algumas declarações que evidenciam essa importância.
Ciro Gomes – deputado federal, vice- presidente do PSB
Esse ato é para o Aldo um momento de gratidão de todos os seus amigos, militantes, companheiros, camaradas de partido. Para a política de São Paulo é uma prestação de contas e para a política brasileira é um ato que se reveste de um simbolismo grave em duas direções. Uma é que a política brasileira como linguagem – e isso é péssimo para a democracia – tem se transformado numa novela de sucessão de escândalos. Na medida que um homem público como o Aldo se apresenta com 30 anos de militância limpa, sempre do lado correto, das questões do povo e da nação, isso é mais do que qualquer discurso é um exemplo para todos nós. Mas é também um sinal de aglutinação de uma corrente de pensamento para a qual o Aldo tem uma importância grande, porque essa vulgarização da política como linguagem fez muito mal para o Brasil. O Aldo é um político que pensa, que escreve, que reflete com profundidade as questões complexas dessa sociedade tão contraditória e tão maravilhosa que é a sociedade brasileira.
Aécio Neves – governador de Minas Gerais
Aldo, obrigado pelo exemplo que você tem dado ao longo desses 30 anos de vida pública. Os partidos políticos são instrumentos fundamentais ao exercício da democracia, mas são os homens com seu caráter, convicção e obstinação para fazer o bem pelas pessoas que constroem uma sociedade. E você, Aldo, é isso: um homem de caráter e convicção que tem permitido a este país avanços extraordinários. Que bom que a vida pública brasileira – que amadurece a cada dia – pode ter expoentes da sua envergadura. Você é hoje é uma tribuna central na vida política brasileira.
Gilberto Kassab – prefeito de São Paulo
Parabéns a você Aldo, que neste 30 anos trabalhou pelo Brasil. Um homem de luta, de princípios e com capacidade. Este momento, esta fotografia mostra a história de Aldo, um homem que soma todos, das diversas matizes ideológicas.
José Américo – vereador e presidente municipal do PT
O Aldo é uma pessoa cuja história se confunde com a história da cidade de São Paulo. Embora de origem nordestina, o Aldo teve e tem uma atuação marcante na cidade de São Paulo, foi vereador e aqui conquistou seu mandato de deputado. Uma pessoa extremamente ligada aos movimentos sociais e à luta democrática na nossa cidade. Um dos melhores momentos do Congresso Nacional foi sobre a presidência de Aldo, que num período de crise recuperou a credibilidade e o respeito do Congresso Nacional, pela política e pela conduta responsável com o trato da coisa pública.
José Serra – governador de São Paulo
Se eu tivesse que destacar uma de suas principais características, que são muitas, destacaria o diálogo. A diversidade política que vemos hoje neste palanque é a melhor demonstração disso. É um homem que tem suas convicções, seu partido, e ao mesmo tempo é um homem aberto para a conversa, para procurar soluções viáveis e comuns sem comprometer seus princípios. Muitos dos dirigentes do PCdoB, a começar pelo seu presidente nacional, o Renato Rabelo, nós temos origens comuns. Muitos dos que aqui estão foram da Ação Popular. Com o tempo, as diferenças e as mudanças no Brasil foram nos afastando, mas para mim é muito grato ver que hoje estamos na mesma luta. Podemos ter posições diferentes, mas todos nós queremos coisas boas para o Brasil: mais desenvolvimento, mais justiça social, mais avanço, mais progresso. Às vezes temos diferenças sobre as formas de fazer, mas o importante é a convergência e a generosidade do objetivo.
Eduardo Campos – governador de Pernambuco
Para nós não é surpresa o que vemos hoje aqui. Ninguém reúne tantos amigos, tantas personalidades da vida política do Brasil se não tivesse uma vida digna e honrada, uma vida pautada por lealdade à causa do povo como Aldo sempre teve. Um homem do povo que lutou para conquistar mais direitos para o povo. Aldo Rebelo é o político mais preparado da minha geração, conhece a história, conhece o Brasil, conhece a luta política. Aldo Rebelo sabe respeitar a diversidade, ele é o responsável por muitos de nós estarmos aqui hoje. Devemos muito ao seu exemplo, à paciência e a sua solidariedade.
José Roberto Arruda – governador do Distrito Federal
A presença aqui de lideranças políticas de todos os estados brasileiros e dos mais variados partidos políticos traduzem o respeito que o Brasil tem por um homem que com suas concepções políticas amplia através do diálogo. Aldo pode ajudar a construir alianças mais amplas em São Paulo e no Brasil. Eu tenho o orgulho de dizer da minha amizade por um homem que, como Presidente da Câmara, honrou a política brasileira.
Tereza Cruvinel – presidente da Empresa Brasileira de Televisão (TV Brasil)
Aldo Rebelo sempre foi para mim uma figura referencial da política como utopia. Eu convivi com Aldo no movimento estudantil, como jornalista e hoje conto muito com o apoio dele na construção da TV Pública. Para mim ele é o verdadeiro político republicano, que pauta a sua ação pelo espelho do povo. O significado deste ato é o da reafirmação da crença na política como oportunidade de transformação, o Aldo encarna isso.
José Aristodemo Pinotti – PMDB
Eu estive sempre em partidos que não foram os partidos da atuação do Aldo, mas eu nunca estive em nenhuma posição política que divergisse dele. Num momento onde a população está desiludida com o processo político brasileiro e com os políticos, eu acho que nós temos no Aldo um excelente exemplo de um político sério, honesto, competente, patriota e dedicado.
Geraldo Alckmin – ex-governador de São Paulo
Um alagoano que conquistou São Paulo e tem o respeito do país inteiro, porque transmite amor ao povo, espírito público, transparência, compromisso com o povo e com a cidade.
Rodrigo Maia – presidente do DEM deputado federal RJ
Nós da oposição tivemos com o deputado Aldo Rebelo, quando ele foi presidente da Câmara dos Deputados, a melhor relação política. Ele tratou nosso partido com respeito e muito diálogo e isso é fundamental para um homem público. Se nós ainda temos políticos que honram o Congresso Nacional, um deles sem dúvida nenhuma é o deputado Aldo Rebelo. Apesar de sermos de partidos diferentes, nós temos por ele o maior respeito e a maior admiração e tivemos com Aldo na presidência da Câmara um dos melhores momentos daquela Casa nos últimos anos.
Márcio França – deputado federal e Presidente Estadual do PSB
Poucas pessoas na política conseguem representar uma unanimidade tão grande quanto o Aldo. Ele é uma pessoa que consegue conciliar todas essas forças políticas e isso demonstra que é um homem que consegue imaginar um país plural para todo mundo o que lhe garante um lugar na história do Brasil
Orlando Silva – Ministro do Esporte
Só Aldo Rebelo tem a capacidade de trazer aqui na cidade de São Paulo tantas personalidades. Se tantos aliados e amigos fazem questão de vir aqui para render homenagens a essa bela trajetória de 30 anos, mais orgulhoso estamos nós, teus camaradas do Partido Comunista do Brasil. Nós ficamos muito felizes por ver que você, mais do que qualquer outro líder, dá a dimensão da diversidade do Brasil, a compreensão das necessidades do Brasil em se afirmar no plano internacional, dialogando de igual para igual com todas outras nações. Aldo é a melhor expressão política da cidade de São Paulo, cidade conhecida como a cidade de todos os povos, para a qual se dirigiu dezenas de nacionalidades. Eu tenho a confiança que os paulistanos saberão retribuir toda a dedicação de 30 anos de vida pública que você ofereceu ao Brasil e a cidade de São Paulo.
Renato Rabelo – presidente nacional do PCdoB
Esta festa comemorativa dos 30 anos da trajetória política do nosso companheiro Aldo Rebelo é motivo de grande orgulho para o nosso partido. Aldo Rebelo foi sempre membro do Partido Comunista do Brasil, que tem entre seus objetivos a democratização do país, a soberania, o progresso social e o socialismo. Para o PCdoB, a coalização ampla respeitando os aliados e os amigos é a política fundamental. Nós realizamos em todo o país eventos para a aquisição da nossa sede que contaram com a participação de lideranças políticas de todos os partidos, da oposição à situação, e isso demonstra respeito mútuo do PCdoB com os amigos, com os aliados e até com os opositores. E Aldo Rebelo é uma expressão dessa política do PCdoB. Aldo, com seu talento próprio, expressa essa capacidade de uma liderança que se impõe, uma liderança de larga visão, uma liderança que o Brasil precisa. Aldo Rebelo com suas convicções conseguiu trazer aqui, nesta festa comemorativa, esse espectro político amplo, completo do país. Qual a liderança política nacional é capaz deste feito? Aldo Rebelo com essa característica de liderança, de visão ampla, de diálogo, foi capaz de jogar um importante papel nos momentos mais difíceis. As grandes mudanças no nosso país se deram quando lideranças foram capazes de unir o nosso povo. E o Aldo com é a expressão desse pensamento.
De São Paulo,
Renata Mielli