Assembléia coloca Expresso Cidadania na estrada com apoio da UCMG e UEE

O deputado Carlin Moura (PCdoB) esteve presente nesta terça-feira (4) ao lançamento do projeto Expresso Cidadania, iniciativa da Assembléia Legislativa, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e entidad

A solenidade aconteceu no Hall das Bandeiras da sede do Legislativo e contou com a presença do presidente da Casa, Alberto Pito Coelho (PP), e outras autoridades. O objetivo é provocar a conscientização e incentivar o alistamento eleitoral da juventude.


 


O pontapé inicial do projeto, que vai percorrer a bordo de um ônibus estilizado todas as regiões do estado, foi dado pelo presidente da UCMG, Flávio Nascimento. Abrindo oficialmente a caravana, ele afirmou que o Expresso Cidadania vem para se combinar ao programa das próprias entidades estudantis, o “Se liga 16”, atividade de mobilização realizada desde 1989, quando os jovens conquistaram o direito de votar aos 16 anos. “Sempre esperamos um apoio como esse. É por esse caminho que vamos conquistar a ética, a inclusão social e a cultura”, disse, sedo muito aplaudido.


 


Já o deputado Alberto Pinto Coelho salientou o papel das entidades estudantis e outras instituições parceiras ou apoiadoras da iniciativa. “São aliados importantíssimos, sem os quais não realizaríamos o projeto”, disse o deputado.


 


“Geração mais lúcida”


Escolhido como mestre-de-cerimônias do projeto, o ator e produtor circense Marcos Frota foi quem mais entusiasmou os cerca de 300 estudantes presentes na solenidade. “Quero fazer amigos, aprender com os jovens e contribuir para que este se torne um projeto de referência em todo o País”, afirmou Frota.


 


Em conversa com o Vermelho Minas, Frota elogiou muito o papel das entidades estudantis nesta empreitada e fez um chamamento a todos os jovens para a participação política. “Tem hora em que a gente chama a responsabilidade para nós. É como o atacante que decide o jogo. E acredito que este momento, o jovem tem que tomar a decisão certa para mudar o país”, disse. E completou: “Todos nós sonhamos com um Brasil melhor. Para isso é necessário formar essa nova geração, mais lúcida, mais consciente”.


 


Com esses pensamentos, cerca de 120 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Maurício Murgel, de Belo Horizonte, participaram das primeiras atividades do Expresso Cidadania. Os estudantes estiveram na Escola do Legislativo para assistir palestras sobre a importância do voto e da participação política.


 


Eles ainda conheceram as dependências da ALMG, como Plenário e Comissões, e tiveram a oportunidade de fazer o cadastramento no TRE e receber o título eleitoral. O resultado desta ação foi a emissão de 58 títulos. Com o documento nas mãos, os jovens tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica, quando votaram em dois temas de interesse: redução da maioridade penal e cotas para negros nas universidades.


 


Por fim, uma equipe técnica partiu para Montes Claros, onde será realizado o primeiro encontro no interior do Estado, nestas quarta e quinta (5 e 6). A equipe inclui aproximadamente 40 pessoas, entre técnicos encarregados da emissão de documentos, produtores de vídeo, organizadores de oficinas, palestrantes e atores.


 


Conheça o Expresso Cidadania


Estão programadas visitas a 13 municípios do interior de Minas e dois encontros na Capital, com estudantes de quatro cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os estudantes poderão fazer o cadastramento eleitoral, emitir documentos e realizar oficinas audiovisuais para a produção de conteúdo para o blog do Expresso Cidadania. Serão oficinas de fotografia, vídeo e redação para a web. Também aprenderão a utilizar a urna eletrônica. Todas as atividades acontecerão em horário normal de aula, como atividade letiva.


 


Apenas estudantes das escolas selecionadas poderão participar dos eventos. Os encontros envolverão alunos das escolas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas), que fazem parte de um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil. Estima-se a participação de 25 mil estudantes.


 


Parcerias


São parceiros da Assembléia o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e a Secretaria de Estado de Educação. As entidades apoiadoras são o Ministério Público Estadual, a Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Civil, Cemig, Copasa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social da Indústria (Sesi), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Colegial de Minas Gerais (UCMG), União Estadual dos Estudantes (UEE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).


 


Roteiro


Além de Montes Claros, o Expresso Cidadania vai percorrer as cidades de Uberaba (10 e 11 de março), Uberlândia (13 e 14 de março), Divinópolis (18 e 19 de março), Pouso Alegre (25 de março), Poços de Caldas (27 de março), Patos de Minas (31 de março e 1º de abril), Paracatu (3 de abril), São João del-Rei (7 e 8 de abril), Juiz de Fora (10 e 11 de abril), Teófilo Otoni (15 de abril), Governador Valadares (17 e 18 de abril) e Ipatinga (23 e 24 de abril). Também haverá um encontro reunindo estudantes de Sabará, Lagoa Santa e Contagem, a ser realizado na Capital (28 e 29 de abril), e o evento final em Belo Horizonte (30 de abril).


 


► Outras informações no site da ALMG


 


 


Da Redação