A juventude gay vai tocar a sua música

Nesse artigo o jovem Deco Ribeiro* propõe um debate sobre as questões que afetam a vida dos jovens homossexuais. Jornalista, professor e militante, Deco questiona o comportamento da sociedade e dá um toque para a moçada: -Toque a sua música!

A militância da Juventude GLBT vale a pena? Ser jovem não é fácil. Ser gay também não. E jovem e gay? Se você pensou em ''duplamente mais complicado'', acertou. Uma complicação que tem um motivo: vivemos numa sociedade homofóbica e adultocêntrica, isto é, uma sociedade que valoriza a heterossexualidade e as pessoas adultas (não só, claro – também valoriza os homens, brancos e ricos). Por quê? Porque as pessoas que dominam essa sociedade são adultas e heterossexuais (além de serem homens, brancos e ricos).


 


 


Ao se descobrir gay, todo jovem está sujeito a sofrer pelo menos dois tipos de discriminação. E isso só vai mudar quando revolucionarmos totalmente o sistema atual. Esse é um dos objetivos principais de quem milita pela/para/com a Juventude GLBT.


 


 


Por um lado, estamos de braços abertos para tirar dúvidas e ouvir o desabafo de milhares de adolescentes e jovens gays. Ao mesmo tempo, procuramos esclarecer a origem de todo o preconceito e ensinamos essa juventude alegre a lutar contra isso. É o que chamamos de ''apoio, formação e militância'' – que sabemos, como bons comunistas, ser a base da nossa luta.


 


 


E essa também é uma militância ''duplamente mais complicada''. Porque mesmo entre militantes somos discriminados. Ora somos adolescentes no meio de adultos (na militância gay), ora somos gays entre héteros (na militância juvenil). Isso pra não falar da militância dos direitos da criança e do adolescente (DCA), que nos vê como o quinto cavaleiro do Apocalipse! Para eles (e muitos outros das militâncias gay e juvenil) somos pedófilos comedores de criancinhas simplesmente por pronunciarmos as palavras ''adolescente'' e ''gay'' na mesma frase. Pecado mortal!


 


 


Por que insistimos nessa militância então? Bom… Quantos grupos de defesa dos direitos de adolescentes e jovens gays você conhece? Alguns grupos gays trabalham com jovens, mas estes não são sua prioridade. E muitos grupos jovens têm membros gays, mas geralmente o silêncio é total sobre o assunto. Sem a militância da Juventude GLBT, aqueles adolescentes que têm mais dificuldade em seguir em frente não terão a quem recorrer. São milhares de jovens por ano sofrendo violência, transando sem camisinha, tentando o suicídio (e conseguindo!) ou, simplesmente, vivendo sem aproveitar tudo o que a vida tem para lhes oferecer.


 


 


Foi pensando em aproveitar a vida que o E-JOVEM bolou seu tema para 2008: ''Toque sua própria música''. No fundo, é disso que se trata toda essa militância, não é? Permitir que cada um possa se expressar do jeito que achar melhor – igual aos outros ou diferente. Por incrível coincidência, a Interpride – associação que congrega a maioria das  Paradas Gays do mundo – acabou de sugerir que o tema das Paradas este ano seja ''Live. Love. Be.'', isto é, ''Viva, Ame e Seja.'' Seja você mesmo!


 


 


É este o nosso recado para 2008 também. Ser jovem é complicado; ser jovem e gay, mais ainda; jovem, gay e militante é pedir pra sair – mas quando ouvimos cada um tocando sua música, feliz da vida, todas as dificuldades desaparecem. O que fica são mensagens como esta enviada por um garoto gay de 14 anos: ''Você não sabe como esse site mudou minha vida, me fez ter uma noção maior de como não estou só. Adoraria ajudar outros jovens como o site me ajudou''. E nós adoramos a sua ajuda. Por isso estamos aqui. Seja bem-vindo ao time!


 


 


———————————————
Deco Ribeiro é jornalista, professor universitário e Conselheiro Municipal de Saúde em Campinas (SP). Fundador do Grupo E-Jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados – www.e-jovem.com – e da Fração Nacional GLBT do PCdoB