Assembléia Legislativa debaterá implantação da TV Digital

A solicitação de audiência pública sobre a TV Digital, feita pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), foi aprovada na reunião da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa nesta quarta-feira (5). O pedido foi aprovado por unanimidade. A d

A audiência solicitada pelo deputado comunista debaterá a implantação da TV Digital no Brasil e a inserção do Estado no processo de produção de semicondutores, componentes e equipamentos para a recepção e transmissão da TV Digital.


 


O advento da TV Digital no país, mediante a adoção do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre – SBTVD, baseado no modelo japonês, prevê entre as contrapartidas negociadas a colaboração tecnológica japonesa para a instalação no Brasil de uma indústria de semicondutores e componentes para os equipamentos de transmissão e recepção de TV Digital. “São insumos de alta tecnologia, que beneficiarão não só a indústria de telecomunicações, mas também outros ramos de atividade que se utilizam de Tecnologia de Informação (TI), além de possibilitar transferência de know-how de ponta para o nosso país”, lembrou Carrion.


 


A implantação da TV Digital nos mais de 50 milhões de lares brasileiros envolverá, nos próximos 10 anos, recursos da ordem de R$ 100 bilhões, e a indústria de semicondutores é parte chave desse processo. “Nesse sentido, abrem-se enormes oportunidades e uma grande discussão acerca de quais unidades da federação receberão essas indústrias. O Rio Grande do Sul está bem situado nessa disputa, por possuir há muitos anos um pólo tecnológico e de informática”, comemorou.


Durante a reunião da Comissão Carrion lembrou que a posição do RS foi reforçada pela implantação, em Porto Alegre, do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), primeira fábrica de “chips” na América Latina, que entra em operação neste ano de 2008.


 


O deputado sugeriu que sejam chamados para a audiência o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, Ministro das Comunicações, Hélio Costa, Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, Secretário Estadual da Ciência e Tecnologia, Paulo Schuller Maciel, Secretário Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais,  Luiz Fernando Záchia, Secretário Estadual da Fazenda, Aod Cunha, presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC), Luiz Augusto Pereira, diretor-presidente do CEITEC, Sérgio Souza Dias, entre outros.


 


Isabela Soares