Campanha da UBES chegará a dezenas de escolas em todo o estado
UBES lançou, no dia 5, a campanha “Se liga 16”, que tem como objetivo incentivar os jovens de 16 e 17 anos a tirar o título eleitoral. Na solenidade realizada na Alerj participaram o presidente da Casa, Jorge Picciani, e a presidente da UNE, Lucia S
Publicado 05/03/2008 19:49 | Editado 04/03/2020 17:05
O plenário da Alerj ficou lotado de jovens secundaristas de diversas escolas do estado do Rio, além de presidentes de grêmios e das entidades secundaristas municipais de Nilópolis, Duque de Caxias e Belford Roxo.
Em seu discurso, Ismael recordou da conquista do voto facultativo para menores de 18 anos aprovado na Constituinte de 1988. “Foi uma grande vitória do movimento estudantil, uma lei que agora completa 20 anos”, disse o presidente da UBES. Entretanto, ele ressaltou que o voto é apenas uma conquista na luta pela democracia e por um país melhor: “o que queremos é levar para as escolas o debate sobre o papel da juventude [na sociedade]”.
Segundo a presidente da AMES-Rio (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas), Janaína Maia, “essa campanha prova que a juventude organizada joga um papel decisivo nas eleições” e que pode escolher aquele que melhor o representa. Da mesma forma, a presidente da UNE, Lucia Stumpf, afirmou que a juventude sabe muito bem o que quer para o Brasil: mais oportunidades nas escolas, universidades públicas e espaço no mercado de trabalho.
O TRE/RJ foi representado pela desembargadora Maria Helena Cisne, que ressaltou a importância dos jovens de 16 e 17 anos no processo eleitoral como forma de mudar o futuro do país. Representando o Conselho Nacional de Juventude, Ricardo Cappelli, lembrou que “o direito ao voto não caiu no colo da juventude, mas sim conquistado com muita luta na Assembléia Constituinte”.
Também apóiam a campanha a OAB/RJ, que foi representada por Filipe Santa Cruz, José Nilton Rodrigues, do Conselho Estadual da Educação, e Júlio Cesar, da Secretaria Estadual de Educação. A campanha também contará com comerciais na TV.