Congresso da Conam pretende mobilizar 16 mil entidades
O 10º Congresso da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), a se realizar de 22 a 25 de maio em Lauro de Freitas (BA), pretende reunir pelo menos 16 mil entidades do movimento comunitário de todo país. A cada sete entidades reunidas
Publicado 05/03/2008 16:32
''Sabemos que é uma meta oudasa, porém necessária para que o movimento comunitário possa dar um salto de qualidade no seu portagonismo político no país e em defesa da reforma urbana'', disse Wander Geraldo, presidente da Conam, ao Vermelho.
Os delegados poderão ser eleitos de 1º de fevereiro até o dia 27 de abril, data limite estabelecida pelo regimento do 10º Congresso da entidade.
Novo ciclo
Entre os objetivos do 10º Congresso está o de abrir um novo cliclo na história da entidade.
''Precisamos construir um congresso que abra um novo ciclo na história da Conam. Este novo ciclo deve ser caracterizado por um trabalho ainda mais presente na base do movimento. Para dar conta dos novos desafios, impostos com a eleição e releição de Lula em nosso país, a Conam precisa ser ainda mais de massa'', argumenta Wander.
Nos últimos anos a Conam tem tido uma intensa participação nas mobilizações nacionais. No dia 16 de agosto de 2005, esteve ao lado de outras entidades e com a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), no protesto que barrou a tentativa das forças conservadoras de desestabilizar o governo Lula.
Recentemente a Conam promoveu uma grande jornada de lutas em defesa da reforma urbana. Durante os meses de maio e junho a entidade mobilizou milhares de pessoas para defender a bandeira. No dia 13 de junho uma passeata em Brasília encerrou a jornada.
''Nossa entidade tem aumentado consideravelmente o seu protagonismo. Porém, se muito foi feito até aqui, muito mais ainda há de se fazer. Precisamos de reformas estruturais no Brasil, reformas que permitam uma transformação significativa na vida dos brasileiros. O 10º congresso da Conam quer impulsionar a luta por essas reformas democráticas, em especial a urbana'', destaca Wander.
Por esses e outros motivos, o presidente da Conam defendeu que o 10º Congresso não deve ser encarado de forma burocrática. ''Esse congresso deve ter a marca da ousadia e não deve ser encarado de forma burocrática. É louvável que a nossa entidade tenha sobrevivido regularmente aos longo dos últimos 26 anos. A próxima quadra política será de intensa luta e precisamos estar preparados para responder à esse cenário'', disse Wander.
Ele cita os ataques à Conam promovidos pela Folha de S.Paulo de domingo (2) como um exemplo das intenções das forças conservadoras contra os movimentos socais. ''A criminalização dos movimentos sociais tem sido um objetivo constante das forças conservadoras e da mídia. Não vamos nos abater. Um grande congresso será a melhor resposta a esses ataques'', conclui Wander.
História de lutas
A Conam foi fundada no dia 17 de janeiro de 1982, completando em 2008 26 anos de presença no movimento nacional, popular e comunitário, tendo como seu papel organizar as federações estaduais, uniões municipais e associações comunitárias, entidades de bairro e similares.
Ao longo de toda essa trajetória a entidade sempre defendeu a universalização da qualidade de vida, com especial atenção às questões do direito a cidades, incluindo além da luta pela moradia digna, saúde, transporte, educação, meio ambiente, trabalho, igualdade de gênero e raça e democratização em todos os níveis.
A Confederação participou do processo de coleta de assinaturas para a criação do Fundo Nacional de Moradia Popular e defende a aplicação do Estatuto da Cidade.
Atualmente, a Conam congrega mais de 550 entidades municipais e 22 federações estaduais, marcando presença nos 27 estados da Federação e no Distrito Federal, é associada a FCOC (Frente Continental de Las Organizaciones Comunales), que reúne as entidades comunitárias do continente americano compondo a sua diretoria executiva.
Participa do MDT (Movimento pelo Direito ao Transporte); do FNRU (Fórum Nacional de Reforma Urbana); da Frente Nacional de Saneamento Ambiental e do Fórum Mundial do Direito a Energia. Compõe o Conselho Nacional das Cidades com 7 titulares e 7 suplentes e do Conselho Nacional de Saúde.
Nesses 26 anos de luta por políticas públicas e democráticas, a Conam realizou nove congressos nacionais, sendo que o mais recente ocorreu em Maio de 2005 em Brasília, com a presença de mais de 2000 delegados (as).
Leia também:
– Documento base do 10º Congresso da Conam.