Em nota, PT condena agressão colombiana ao Equador
O Partido dos Trabalhadores emitiu nesta quarta-feira (5) uma nota na qual saúda o presidente do Equador, Rafael Correa, que esteve hoje no Brasil e repudia '' invasão do espaço territorial soberano do Equador por tropas colombianas''. Segundo a nota, a a
Publicado 05/03/2008 17:40
Confira abaixo a íntegra do documento:
Nota pública
1.O Partido dos Trabalhadores saúda o presidente do Equador, Rafael Correa, que está neste momento em território brasileiro, tendo realizado reunião com o presidente Lula e com outras autoridades brasileiras.
2.O Partido dos Trabalhadores manifesta sua solidariedade ao governo e ao povo equatoriano, repudiando a invasão do espaço territorial soberano do Equador por tropas colombianas. Não há pretexto que justifique esta violação do direito internacional, inspirada numa doutrina fracassada que, a pretexto de ''combater o terrorismo'', tem gerado destruição e instabilidade em várias regiões do mundo.
3.O Partido dos Trabalhadores considera que a ação militar desencadeada pelo governo Uribe em território equatoriano, além de ameaçar a paz entre os países da região, prejudica o processo de troca de reféns e as almejadas negociações de paz. Quem mata o negociador, demonstra não estar interessado na negociação.
4.O Partido dos Trabalhadores reitera seu apoio a constituição de um grupo de governos, que atue como facilitador, tanto no processo de libertação dos reféns, quanto no processo de negociação da paz na Colômbia. Governos de diferentes orientações ideológicas, na Europa e América Latina, estão comprometidos com estes objetivos.
5.O Partido dos Trabalhadores manifesta seu total apoio às demandas apresentadas publicamente pelo presidente do Equador, Rafael Correa, que exige um pedido de desculpas inequívoco por parte do governo Uribe, bem como garantias firmes de que não haverá nova violação do espaço territorial equatoriano. O Partido dos Trabalhadores apóia, também, a constituição de uma comissão de investigação, composta por governos da região.
6.O Partido dos Trabalhadores manifesta sua solidariedade ao Pólo Democrático Alternativo e a todas as forças políticas e sociais que se mobilizam, na Colômbia e em toda a América Latina, em favor da paz, da democracia e da justiça social.
Ricardo Berzoini
Presidente nacional do PT
Valter Pomar
Secretário de relações internacionais do PT
Leia também:
PCdoB: Uribe traz para a AL a 'guerra preventiva' de Bush