Hillary vence no Texas e Ohio e se mantém no páreo
A senadora Hillary Clinton derrotou por pequena margem seu concorrente Barak Obama nas importantes primárias desta terça-feira (4). Encerrou assim uma série de 11 derrotas consecutivas na disputa para concorrer à presidência dos Estados Unidos pelo Par
Publicado 05/03/2008 07:39
No Texas, que elege 193 delegados democratas, a ex-primeira dama ganhou apertado: 50,9% dos votos nas primárias, contra 47,4% para Obama e 1,7% pulverizados por quatro outros postulantes. Obama parece ter vencido nos ''caucus'' ''espécie de assembléias'', que escolhem 35% dos delegados texanos. Com um terço dessas votações apurado, ele tinha 51,9% e Hillary 48,0%.
Em Ohio, outro grande colégio, com 141 delegados, a senadora teve mais folga: ficou com 54,5% dos votos. Barak teve 43,8% 4 John Edwards 1,7%.
Obama permanece na frente
No cômputo geral, porém, a surpreendente campanha de Obama conquistou até agora 1.477 delegados para o senador negro de Illinois. Hillary está hoje com 1.391 delegados, 86 de desvantagem, conforme o cálculo da Associated Press publicado pelo jornal The New York Times (as obscuras, pitorescas e pouco democráticas regras do jogo eleitoral americano produzem pequenas oscilações neste cálculo).
Antes mesmo do encerramento das primárias, assessores de Obama diziam que, com a vantagem de seu candidato sobre Hillary , esta não teria como virar as poucas disputas que restam.
Obama compareceu pouco antes da meia-noite para falar a uma multidão em San Antonio. Ele indicou o argumento que sua campanha vai usar nos próximos dias. ''Independente do que aconteceu esta noite'', afirmou Obama, ''ficamos aproximadamente com a mesma vantagem de delegados que tínhamos pela manhã, e estamos a caminha de ganhar esta indicação.
O bastante ''para manter a campanha viva''
Obama venceu nas maiores cidades do Texas (Huston, Austin, Dallas) e também do Ohio (Cleveland, Cincinnati), mas essa vantagem foi neutralizada pela dianteira de Hillary nos condados menos populosos. Nos pequenos estados da Costa Leste que também fizeram suas primárias ontem, Hillary venceu em Rhode Island e Obama em Vermont.
Para o New York Times, ''a senhora Clinton venceu nos dois estados de que mais precisava para manter sua campanha viva''. Sua vitória no Texas foi por um fio e só ficou clara na madrugada de quarta-feira, depois que muitos americanos tinham ido para cama. Mas por vencer no Ohio, com maior vantagem e mais cedo, ela ainda pôde fazer um discurso a tempo de pegar os últimos noticiários de TV.
Nenhum presidente na história recente, democrata ou republicano, chegou à Casa Branca sem vencer a primária de Ohio'', disse ela num comício em Columbus, naquele estado. ''Todos sabemos que, se queremos um presidente democrata, precisamos de um nome que possa vencer em estados democratas como Ohio''.
A terça-feira deu a Hillary sobretudo uma vitória psicológica. Mas ela continua em uma posição matematicamente difícil, embora seus seguidores, exultantes, vissem no Ohio e no Texas um momento de virada.
Do lado republicano, o senador John McCain venceu nos quatro estados e conquistou a indicação por seu partido, em uma notável segunda tentativa de disputar a presidência. Seu oponente, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, reconheceu a derrota minutos depois do fim da rodada de primárias de terça-feira.
Com informações do The New York Times