Reforma do Conselho de Estado é tema de reunião na China
Teve início nesta quarta-feira (5), no Grande Palácio do Povo, em Pequim, a primeira reunião reguladora da 11ª Assembléia Popular Nacional (APN) da China. A reunião vai durar 13 dias e os delegados vão discutir várias propostas, entre elas a da reforma es
Publicado 05/03/2008 10:31
O presidente do país, Hu Jintao, e os líderes do Partido Comunista e do país Wu Bangguo, Wen Jiabao, Jia Qinglin, Li Changchun, Xi Jinping, Li Keqiang, He Guoqiang, Zhou Yongkang e três mil representantes da Assembléia compareceram à reunião de abertura, que é liderada pelo presidente do Comitê Permanente da APN, Wu Bangguo.
O primeiro-ministro Wen Jiabao fez o relatório de execução administrativa em nome do governo atual, que está encerrando o seu mandato, resumindo os trabalhos durante os últimos cinco anos. Ele também deu sugestões sobre o trabalho deste ano para o novo governo.
A reunião vai durar 13 dias e os delegados vão deliberar sobre os relatórios de execução administrativa governamental, de orçamento, do Comitê Permanente da APN, do Tribunal Supremo e da Procuradoria Suprema. Serão discutidas também algumas propostas, tais como a reforma estrutural do Conselho de Estado.
Cada APN tem um mandato de cinco anos e esta é uma conferência de transição. O cronograma da reunião abrange eleições para novo presidente do Comitê Permanente da APN e o adjunto, presidente do país e seu adjunto, presidente da Comissão Militar Central do Partido Comunista da China, e decidir os membros do novo governo, incluindo o primeiro-ministro.
Veja vídeo a respeito da reunião reguladora da APN (em espanhol):