Após semana de crise, Venezuela e Colômbia retomam comércio
O comércio binacional entre Colômbia e Venezuela está voltando ao normal em meio à diminuição do atrito entre Bogotá, Quito e Caracas, após a incursão de tropas colombianas em território equatoriano, disse nesta sábado o ministro venezuelano do Interior.
Publicado 09/03/2008 12:47
Os presidentes de Venezuela, Colômbia e Equador superaram uma grave crise diplomática na Cúpula do Grupo do Rio, na República Dominicana, após o bombardeio de um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no território do Equador. No ataque das forças colombianas, o líder número 2 da guerrilha morreu.
Por causa do incidente diplomático iniciado na semana passada, a Venezuela havia restringido as importações da Colômbia, o que gerou grandes filas de caminhões nas passagens fronteiriças. O trânsito de pessoas e veículos particulares, no entanto, continuou livre. O comércio bilateral foi de cerca de US$ 6 bilhões em 2007.
“A situação na fronteira tende a normalizar-se. As relações comerciais, no que toca ao comércio exterior e ao fornecimento de gasolina, tudo tende a normalizar-se”, disse o ministro Ramón Rodríguez Chacín a jornalistas.
Na semana do conflito, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou com a nacionalização de empresas colombianas e mobilizou tropas para a fronteira. Ao mesmo tempo, fechou a embaixada em Bogotá e expulsou a missão de Bogotá em Caracas.
Fonte: Reuters