Sem categoria

Direita francesa sofre derrota em eleições municipais

Os partidos progressistas da França abriram vantagem sobre a direita no primeiro turno das eleições municipais realizadas neste domingo (9) no país, segundo pesquisas de boca-de-urna, naquele que foi o primeiro teste eleitoral para o presidente conservado

As listas dos partidos de esquerda obtiveram 47,5% dos votos e as de direita, 40%, segundo os cálculos do instituto CSA divulgados no fechamento dos últimos colégios eleitorais nas grandes cidades, às 20h (16h em Brasília).



Outros institutos de pesquisa fizeram estimativas dos resultados em muitas cidades que consideram um importante barômetro e que mostram, igualmente, o auge da oposição de esquerda.



Entre elas, a cidade de Ruán (noroeste), conquistada pelos socialistas de primeira, sem ter que esperar o segundo turno, no próximo domingo.



A participação, segundo os institutos de pesquisas, pode ficar entre 68% e 70,5%, mais que os 67,29% registrados nas últimas eleições municipais, em 2001.



Além de renovar os vereadores nos quase 37 mil municípios da França, os aproximadamente 44 milhões de eleitores estavam convocados às urnas também para votar em 2.020 cantões (a metade dos existentes) para membros de Conselhos Gerais, órgãos executivos dos Departamentos.



Embora se trate de eleições locais, têm um significado nacional e permitirão medir a relação de forças entre os principais partidos políticos, em um contexto marcado pela forte queda da popularidade de Sarkozy desde o início do ano e por uma conjuntura econômica desfavorável.



A impopularidade do chefe de Estado reflete, segundo analistas, o descontentamento com o descumprimento de suas promessas sobre o poder aquisitivo, a exibição de sua vida particular e sua forma de se comportar no cargo.



Fonte: Efe