Sem categoria

Fidel critica política dos EUA sobre o acesso à Internet

O ex-presidente cubano Fidel Castro chamou os jovens estudantes da ilha a lutar “contra o egoísmo, a vaidade e a estéril ambição de glória”, além de destacar à censura dos Estados Unidos à Internet, em mais uma reflexão publicada nesta segunda-feira (10)

O artigo destacou o sentimento provado pelo líder revolucionário – um “saudável orgulho e uma explicável inveja” – ao ver pela televisão o 11º Congresso dos Estudantes do Ensino Médio, neste fim de semana.



“Parece que a natureza determinou a evolução dos seres humanos para que sejam capazes, desde muito cedo, a fazer que a consciência prevaleça sobre os instintos. Queridos companheiros da Federação de Estudantes do Ensino Médio, essa será a batalha de vocês”, disse Fidel Castro.



Dirigindo-se aos jovens estudantes da ilha, Fidel advertiu que o “decadente e insustentável império” faz o maior esforço para “nos privar do direito a conhecer e pensar”. “Pensem um minuto no esforço mesquinho do líder deste império para impedir que nosso povo tenha acesso à internet”, destacou.



Fidel citou um recente relatório da imprensa de Cuba, segundo o qual o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos bloqueia, na Internet, as páginas de 557 empresas cubanas no mundo todo e 3.719 domínios por estarem vinculados, de uma forma ou outra, a Cuba. “Essa é uma nova prova de que os Estados Unidos controlam não só o acesso de seus cidadãos ao ciberespaço, mas também de todos os usuários globais da Internet”.



O ex-presidente lembrou ainda que, da sociedade estadunidense, “chegam dolorosas notícias de adolescentes e jovens estudantes em contato com armas de fogo, que se oferecem livremente em uma sociedade em que o dinheiro e o mercado traçam o caminho”.



Desse modo, Fidel Castro pediu aos estudantes para que lutem “contra o egoísmo, a vaidade e a estéril ambição de glória, que são víboras devoradoras da alma humana”. “Que levemos as idéias e a consciência, sempre ladeira acima, junto a nossos gloriosos antepassados”.



Leia também: “Lista negra” norte-americana afeta sites cubanos



Fonte: Ansa Latina