Sem categoria

Leocádia Prestes será homenageada na entrega do prêmio Bertha Lutz

O Congresso Nacional realizará sessão solene, nesta terça-feira (11), a partir das 10 horas, com o duplo objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher e agraciar as cinco vencedoras do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Por iniciativa do senador

Depois da prisão de Prestes em 1936, Leocádia esteve à frente de uma campanha internacional pela defesa da vida e pela libertação de seu filho e de todos os presos políticos no Brasil. Ela percorreu os principais países europeus, denunciando o perigo de morte para os presos políticos no Brasil e pedindo solidariedade e apoio para a sua luta. 



As vencedoras do Diploma foram selecionadas entre 75 mulheres indicadas por associações e conselhos que tratam dos direitos humanos, assuntos sociais e da defesa da mulher, da criança e do adolescente.



As vencedoras de 2008 foram a Patrona do Feminismo Brasileiro, a escritora Rose Maria Muraro; a médica e ex-deputada federal Jandira Feghali; a aeromoça e especialista em Antártica, Alice Editha Klausz; a presidente da Associação das Parteiras de Jaboatão dos Guararapes (PE), Maria dos Prazeres de Souza e a médica geneticista Mayana Zatz.



A premiação é coordenada pelo Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, que avalia os currículos das candidatas e sua contribuição para a melhoria das condições de vida e emprego da mulher brasileira. Integrado por oito senadores, o conselho é presidido pela senadora Serys Slhessarenko e tem o senador Inácio Arruda como vice-presidente.



De Brasília
Aline Pizatto