Sem categoria

O Globo e seu candidato a prefeito do Rio

O jornal carioca “O Globo” parece já ter escolhido seu prefeito para o Rio. Ao que tudo indica, a senha foi dada no último dia 2 de março pelo jornalista Merval Pereira. Sua coluna de domingo – dia de maior tiragem do jornal – foi dedicada exclusivamen

A coluna de Merval na verdade é um verdadeiro libelo em defesa da candidatura Gabeira que, como se sabe, se destacou na Câmara Federal como uma das vozes mais histéricas contra o governo Lula. Talvez daí venha essa admiração do colunista pelo deputado. E as alianças mostram isso. Gabeira, do PV, costura uma aliança com o PPS, de Roberto Freire, e o PSDB de Fernando Henrique. Aliás, o próprio Merval mais uma vez dá a senha: “Essa Frente Rio seria também um embrião para a coligação que apoiaria a candidatura tucana em 2010”.



Ao mesmo tempo, Merval Pereira destaca que Gabeira, em todo o seu altruísmo, não queria ser candidato, mas que “as circunstâncias estão me levando a isso”, teria dito o deputado. O colunista do Globo chega a dizer que, pasmem, “quem inventou a candidatura de Gabeira foi um grupo de intelectuais da esquerda do PSDB”. Intelectuais da esquerda do PSDB?! Como? Quem? Merval não ousa dizer, até porque se dissesse revelaria o que todos já sabem: não existem intelectuais de esquerda no PSDB.



Gabeira ainda diz que pretende fazer “uma campanha limpa”. Ao que Merval emenda outra bajulação e determina por conta própria: “especialmente no de não sujar a cidade, e os políticos tradicionais vão ter que aceitar”.



Gabeira todo dia



Como dito acima, a senha do apoio do Globo ocorreu no dia 2, pois nos dias seguintes Gabeira ocupou bons espaços no jornal da família Marinho. No dia 4, a matéria “Gabeira aceita ser candidato do Rio” trouxe novamente foto colorida e entrevista exclusiva. Veja que, mais uma vez, o título sugere que Gabeira não queria se candidatar, mas foi levado a isso em nome do clamor de outras forças políticas.



No dia seguinte (5), a matéria foi “Gabeira disputará votos da esquerda”. Segundo O Globo, o parlamentar receberá parte dos votos do eleitorado de esquerda, disputando com o PCdoB, PSOL e PT. No dia 6, mais Gabeira: “Cúpula tucana apóia candidatura de Gabeira”, com nova foto e novo depoimento do pré-candidato. Nesta matéria, somos informados que o “deputado já recebeu telefonema de Serra e se reunirá com Aécio”. Foi a senha para o dia seguinte.



Na sexta-feira (7), mais uma vez o periódico se superou. Foram duas fotos de Gabeira com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB). Uma na página 2, onde o governador mineiro diz que a eleição do “Rio é de todos nós”. Ainda no interior do jornal, dá-lhe mais Gabeira: “Aécio recebe Gabeira e anuncia apoio”. No subtítulo: “Fernando Henrique também aprova candidatura de deputado a prefeito do Rio”.



Como se vê, já deu para perceber quem O Globo pretende eleger. E o que está por trás dessa aliança do PSDB com PPS e o PV? A sucessão de 2010.


 
Felizmente, em termos eleitorais ultimamente nem sempre o que O Globo quer significa muita coisa, caso contrário hoje o presidente da república seria Geraldo Alckmin.


 


*Jornalista do PCdoB/RJ