Sem categoria

PF estuda montar base na fronteira com a Colômbia, diz Tarso


O ministro Tarso Genro (Justiça) afirmou nesta segunda-feira que a Polícia Federal estuda instalar uma base na fronteira do Brasil com a Colômbia, e negou que a decisão já esteja tomada.

 



Segundo reportagem de hoje do jornal “O Globo”, a PF vai inaugurar nas próximas semanas uma base de operações próxima aos rios Içá e Solimões, na fronteira com a Colômbia. O objetivo da base, de acordo com a reportagem, seria fechar uma das principais portas de escoamento de cocaína comercializada pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para o território brasileiro.



Tarso afirmou que a instalação da base ainda não está confirmada, e que a PF apenas está estudando o assunto. “É uma ação de rotina, a Polícia Federal aumenta e diminui o trabalho nas fronteiras de acordo com as informações que recebem.” Um ataque militar colombiano a uma base das Farc em território Equatoriano, no dia 1° de março, matou o porta-voz internacional da guerrilha, Raúl Reyes, e gerou uma crise na América Latina.



O ministro não admite que a possível montagem da base seja conseqüência do incidente, mas reconhece que a PF atua de acordo com a necessidade de reforço. “Maior ou menor tensão sempre atinge esses órgãos [como a PF]”.



Fonte: Folha News