China: conferência discute lista de candidatos para direção
O orgão supremo de assessoria política da China discutiu e adotou no último domingo (9), a princípio, a lista de nomes recomendada pelo Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) para a nova direção da organização.
Publicado 12/03/2008 14:46
A lista inclui os candidatos a presidente, vice-presidentes e secretário-geral do 11.º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh), assim como os nomeados para ocuparem o Comitê Permanente do supremo orgão consultivo político.
Du Qinglin, chefe do Departamento de Trabalho da Frente Unica do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), deu uma explicação sobre a lista de candidatos.
Du disse que eleger aqueles que são apoiados pela população e que possam desenvolver completamente seus deveres na nova direção é uma tarefa importante da sessão do Comitê Nacional da CCPPCh.
O Comitê Central do PCCh, prestando grande atenção aos ajustes de pessoal da CCPPCh, a convocou para reuniões de seu Comitê Permanente do Birô Político, para discutir o assunto pouco depois de que fosse encerrado, em outubro do ano passado, o 17.º Congresso Nacional do PCCh.
A CCPPCh é uma organização patriótica de frente unica do povo chinês, que serve como um mecanismo chave para a cooperação multipartidária e a consulta política sob a direção do PCCh, e é uma importante manifestação da democracia socialista.
A CCPCH está integrada por representantes do PCCh e de partidos não comunistas, por representantes sem filiação partidária e por representantes de organizações populares, minorias étnicas e diversos estratos sociais.
Também estão presentes representantes de Hong Kong, Macau, e Taiwan, de chineses estrangeiros e de pessoas especialmente convidadas.
Du disse que o Comitê Central do PCCh espera que a nova direção da CCPPCh possa desempenhar completamente seu dever e trabalhar pelo cumprimento das tarefas estratégicas estabelecidas pelo 17.º Congresso do PCCh.
“Para acelerar a substituição de seus membros mais velhos por jovens na direção da CCPPCh, o Comitê Central do PCCh propôs que alguns idosos devem retirar-se e que algumas pessoas comparativamente jovens devem ser promovidas”, disse Du.
“Os candidatos devem ser quadros destacados de todas as partes, representantes de áreas específicas, de mulheres e de minorias étnicas”, disse Du sem proporcionar mais detalhes.
“Em termos gerais, os candidatos devem ter nascido depois de 1940, mas os candidatos não comunistas podem ser de idades mais avançadas”, agregou.
Para os membros do PCCh recomendados como candidatos para a vice-presidência do Comitê Nacional da CCPPCh, o Comitê Central do PCCh organizou uma recomendação democrática entre um número de pessoas. Para aqueles que não são membros do PCCh, o Comitê Central solicitou opiniões de líderes de todos os partidos não comunistas e da Federação Nacional da Indústria e Comércio da China (FNICCh).
Em 27 de fevereiro, o Comitê Central do PCCh convocou uma reunião para a consulta democrática da lista de candidatos com os partidos não comunistas, a FNICCh e pessoas sem filiação partidária. A lista foi adotada na segunda reunião plenária do 17.º Comitê Central do PCCh.