Inaugurado centro Maria do Pará
Belém 10/03/08 – A Governadora do Pará Ana Júlia Carepa, juntamente com a Secretária de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Socorro Gomes, descerraram a placa de inauguração do Centro de Referência Maria do Pará, no último sábado (08/03) quando se co
Publicado 12/03/2008 10:03 | Editado 04/03/2020 16:53
Após o ato inaugural a governadora acompanhada pela Secretária de Estado de Justiça, pela coordenadora do Centro, Jureuda Guerra e pelo Secretário de Governo, Cláudio Puty, visitou as dependências da Casa, preparada para o atendimento as mulheres.
A governadora Ana Júlia Carepa disse que a atual gestão do Governo do Pará veio para mudar e respeitar os direitos humanos. “Estamos somando esforços com o Governo Federal no sentido de combater a violência contra as mulheres, e uma vitória importante foi à implementação da Lei Maria da Penha, no âmbito da defesa e proteção, e mais do que exaltar as mulheres precisamos exaltar nossas conquistas”, disse.
Ana Júlia destacou que em um ano e dois meses de governo é possível provar que sonhos podem se tornar realidade. “Um dia feliz será quando este espaço servir apenas para a capacitação de mulheres e não para o atendimento de mulheres vitimas de violência, infelizmente as estatísticas ainda registram 84% das ocorrências cometidas por maridos ou companheiros, namorados ou amantes”, observou a governadora.
Na ocasião, a Secretária de Justiça, Socorro Gomes, afirmou em seu discurso que o ato de inauguração do centro é um momento histórico. ‘Primeiramente quero dizer que a governadora Ana Júlia Carepa deixa ao Estado uma significativa contribuição de gestão pública com potencialização de recursos para as ações de governo’, destacou a titular da Sejudh enfatizando o comprometimento da equipe técnica, das demais secretarias de Estado e dos movimentos sociais de mulheres na construção do centro. “Este é um exemplo de que podemos transformar o Pará em uma terra de direitos”, arrematou.
Convênio – Na ocasião, também foram assinados os convênios com as prefeituras de Capanema, Abaetetuba, Altamira, Santarém e Xinguará para a instalação dos centros de referencia nestes municípios, no total de R$ 1, 6 milhões em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República e outros órgãos de Estado e movimentos sociais.
Serviços – O centro oferece atendimento sistemático às mulheres, com serviços de acompanhamento em momentos de crise; atendimento psicossocial; acompanhamento psicológico; orientação e acompanhamento jurídico; arte-terapia e outras atividades pedagógicas; atividades de prevenção, articulação com a rede de atendimento local entre outros. A equipe de apoio é formada por psicólogas, assistentes sociais, defensoras públicas, pedagogas, sociólogas, artes-educadoras, enfermeiras, secretárias, recepcionistas, motoristas e auxiliares de serviços gerais.
Endereço do Centro ‘Maria do Pará’
Avenida Serzedelo Correa, nº. 956, entre Mundurucus e Pariquis. (91) 3241-0433