PCdoB promove debate sobre o desenvolvimento de Crateús

O senador Inácio Arruda esteve neste sábado (15), no município de Cratéus, situado a 354 km de Fortaleza, na região oeste do estado. Acompanhad

Pela manhã, o senador comunista participou de uma mesa de debates do Seminário Sertões de Crateús – um novo olhar. O evento, organizado pelo diretório municipal do PCdoB de Crateús, buscou discutir a atual situação política e econômica da cidade e suas possibilidades de desenvolvimento. Temas como educação, saúde e obras de infra-estrutura, como a construção da barragem Lago de Fronteiras, fizeram parte da pauta de discussões.


 


 


Convidado especial, o professor da Universidade Estadual do Ceará e diretor da Escola de Formação de Governantes, Alberto Teixeira, proferiu uma palestra tendo como tema ''Crateús, desenvolvimento para quê e para quem''.


 


 


Em sua fala o professor enfatizou a necessidade de compreensão da região como forma de busca para explicar as transformações que estão ocorrendo e afirmou: “não existe desenvolvimento sem o resgate de nossa história”.  Para ele, “nesta luta é necessário que os diferentes agentes sociais, políticos e econômicos deixem na estação as malas pesadas dos interesses puramente pessoais ou eleitoreiros”.


 


 


Para Inácio é necessário diálogo para mudar a realidade e no caso de Crateús “esse diálogo precisa ser forte, feito com o povo em cada contato, para ouvir suas reinvidicações e fazer crescer a economia”. Também aproveitou para comemorar, junto com o público presente, as recentes filiações recebidas pelo PCdoB em Crateús, entre elas, a do médico Carlos Felipe.


 


 


A programação seguiu com palestras do médico Carlos Felipe, que abordou o tema Saúde e Cidadania, do Dr. Tarcísio Melo, sobre educação e um relato histórico do município pelo Padre Geraldinho, historiador e autor de diversos livros sobre o tema.


 


 


Estiveram presentes também ao evento o prefeito José Almir Claudino Sales, o vice prefeito Antônio Luis Benevides (Luisinho), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Márcio Cavalcante, presidente do PT, Lourenço Torres e o presidente do PRTB, Eduardo Macedo, diversas lideranças do PSB e do PSDC, visitantes das cidades da região, além dos índios potiguaras, que encerraram o evento com uma dança e uma fala emocionante de seu Pajé, que afirmou: “estou muito satisfeito hoje, porque chego no plenário e posso mostrar que sou índio e mais ainda porque posso dizer nós e quando digo nós, digo nós os comunistas, que queremos o melhor”.


 


 


Barragem Lago de Fronteiras


 


 


No período da tarde, Inácio Arruda visitou um terreno distante cerca de dois quilômetros da sede do município, onde a população espera que seja instalado um campus avançado da UFC, reivindicação antiga dos moradores da cidade. O senador se colocou a disposição, para junto com as autoridades locais, visitar o Ministro da Educação e o reitor da Universidade Federal do Ceará, a fim de obter apoio e recursos para esse projeto.


 


 


Logo em seguida, o senador cumpriu a ultima atividade do dia. Acompanhado de lideranças locais, viajou cerca de 30 quilômetros até o distrito de Ibiapaba, onde se localiza o marco zero da obra de construção da barragem Lago de Fronteiras, empreendimento de grande porte, cuja ordem de serviço já foi assinada e que contará com recursos federais. Para Inácio “a construção da barragem é um marco histórico, pois já na sua execução gerará emprego e renda, causando um grande impacto na economia local”. A população festejou a presença de Inácio na localidade, destacando que nunca antes na história, um senador da República havia visitado a região.


 


 


 


 


De Fortaleza, Andréa Oliveira. Colaborou Daniele Cavalcante.