CGTB: “César Maia é responsável por surto de dengue no Rio”
Em nota divulgada nesta segunda-feira (24), o presidnete da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antonio Neto, disse que a prefeitura do Rio de Janeiro é responsável pelo surto de dengue na capital. “A CGTB vem expressar a sua indignação com
Publicado 24/03/2008 19:08
“A situação é lamentável e carece de medidas urgentes para reduzir o sofrimento da população carioca, sobretudo dos trabalhadores. Neste sentido, cobramos que a Prefeitura se some às ações das demais instâncias de governo e das Forças Armadas para enfrentar a dramática situação por ela criada”, reivindica o texto.
Leia abaixo a íntegra da nota.
Nota da CGTB sobre o criminoso surto de Dengue no Rio de Janeiro
A Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) vem expressar a sua indignação com o descaso da Prefeitura do Rio de Janeiro, que não efetuou a implementação das equipes de saúde da família ofertadas pelo Governo Federal – fator determinante para o combate do mosquito transmissor da dengue – permitindo que a cidade se afundasse num estado de calamidade pública.
A dengue caiu 40% em todo o Brasil e subiu mais de 100% só na capital fluminense no início deste ano em comparação com o mesmo período de 2007, atingindo mais de 23,5 mil pessoas.
César Maia implantou apenas uma insignificante parcela das equipes de saúde da família, que cobrem apenas 8% da população, e desestruturou a atenção básica, que pode prevenir a dengue e evitar o seu agravamento para o óbito.
A situação é lamentável e carece de medidas urgentes para reduzir o sofrimento da população carioca, sobretudo dos trabalhadores. Neste sentido, cobramos que a Prefeitura se some às ações das demais instâncias de governo e das Forças Armadas para enfrentar a dramática situação por ela criada.
Por outro lado, é importante registrar que os mesmos monopólios de mídia que comemoraram as demissões dos milhares de mata-mosquitos federais há 9 anos, quando da municipalização do combate à dengue, agora esquecem o que falaram, acusam o Governo Federal e escondem a responsabilidade de seu protegido, o omisso prefeito César Maia.
Antonio Neto
Presidente da CGTB
Fonte: Assessoria de imprensa da CGTB